Posters divertidos mostram coisas que você nunca deveria dizer para um fotógrafo

As câmeras digitais estão cada vez melhores e mais acessíveis e basta você tirar o celular do bolso para ter em mãos uma poderosa ferramenta para captar imagens e centenas de aplicativos para edição. Hoje todo mundo pode ser fotógrafo, o que é maravilhoso, mas essa facilidade para tirar e editar fotos às vezes deixa os fotógrafos profissionais injustamente desvalorizados – “essa foto que você demorou duas horas para tirar, eu poderia ter feito aqui com meu iPhone, fica quase igual, viu?”

Mais do que apontar a câmera e apertar o botão, a fotografia é uma arte que exige técnica, muito estudo e criatividade. Por isso, não se espante se um fotógrafo olhar você com cara feia quando você disser a ele coisas como sua câmera tira fotos excelentes ou perguntar se ele pode deixar você mais magro usando o Photoshop. O designer Luca Masini, da Zerouno, em parceria com a revista de fotografia Picame, criou divertidos cartazes com as 15 piores frases que você pode dizer a um fotógrafo. E a gente explica cada porquê.

1. “Com uma câmera dessas eu também consigo tirar boas fotos!”

nao-dizer-fotografo1

Quem faz uma boa foto não é a câmera, mas o fotógrafo! Claro que uma boa câmera DSLR, com uma objetiva adequada é de grande ajuda, mas dê uma câmera de celular a um bom fotógrafo e uma DSLR a um fotógrafo ruim e o primeiro ainda irá se sair melhor.

2. “Faça as fotos de graça e você estará promovendo o seu trabalho”

nao-dizer-fotografo2

Fotógrafos profissionais trabalham como qualquer outra pessoa e têm contas a pagar. Ninguém chega para um arquiteto, médico ou advogado e diz uma frase como esta, não é mesmo? Respeito é bom e o fotógrafo também gosta!

3. “Posso remover a sua marca d’água?”

nao-dizer-fotografo3

Se o fotógrafo colocou uma marca d’água na imagem, ela tem um propósito. Então, a resposta é não!

4. “Você vai me ‘photoshopar’ depois, certo”?

nao-dizer-fotografo4

Diferente do que muitas pessoas pensam, o Photoshop não é a principal ferramenta de trabalho de um fotógrafo (a câmera cumpre esse papel!) Embora fotógrafos façam a pós-edição do material em softwares como o Photoshop e o Lightroom, as modificações costumam ser mínimas, dando conta apenas de correção de cor e contraste. Sendo assim, dificilmente você será transformado em um(a) modelo(a) com o Photoshop.

5. “Vamos lá. São só algumas fotos!”

nao-dizer-fotografo5

Coloque outro profissional nesta mesma situação. Médico: “Vamos lá. É só uma consultinha!”. Advogado: “Vamos lá, é só um processozinho!”. Não, né?

6. “Seu trabalho é fácil, você só tem que pressionar um botão!”

nao-dizer-fotografo6

E quanto a todo o resto que foi feito e pensado antes de pressionar o botão?

7. “Me deixa bonito(a), ok?”

nao-dizer-fotografo7

Talvez o profissional correto a quem você deveria dizer isso seja… um cirurgião plástico?

8. “Foto legal, você pode tirar uma parecida?”

nao-dizer-fotografo8

Fotografia é arte, não fotocópia!

9. “Você pode me deixar mais magro(a)?”

nao-dizer-fotografo9

Mesma resposta do 7.

10. “Posso imprimir diretamente do Facebook?”

nao-dizer-fotografo10

Imprimir uma bela imagem a partir de um arquivo de baixa qualidade é o equivalente a fazer um prato francês e comer na panela!

11. “Por que o fundo está tão borrado?”

nao-dizer-fotografo11

Em retratos, principalmente, o artifício de borrar o fundo é utilizado para dar mais destaque ao objeto principal da foto. Trata-se de um recurso estético!

12. “Traga sua câmera para tirar algumas fotos”

nao-dizer-fotografo12

Nem sempre um fotógrafo quer fotografar. Às vezes ele só quer curtir o momento, como qualquer outra pessoa. Isso se aplica principalmente a festas e confraternizações.

13. “Deixe tudo preto e branco, exceto por um detalhe”

nao-dizer-fotografo13

Esse tipo de efeito resulta em uma foto ruim em 99% das vezes.

14. “Sua câmera tira fotos incríveis”

nao-dizer-fotografo14

A câmera ou o fotógrafo?

15. “Mesma coisa que se tirar com o iPhone”

nao-dizer-fotografo15

Mesma coisa ou “quase mais ou menos igual”?

Todas as imagens © Zerouno