Fotografia

Woodstock: fotos inéditas mostram a magia do festival de música mais marcante da história

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


Ninguém poderia ter previsto a influência da experiência Woodstock“, afirma Baron Wolman, ex-fotógrafo da Rolling Stones. Em agosto de 1969 ele estava entre as estimadas 500 mil pessoas que participaram de Woodstock, evento que marcou toda uma geração. Acostumado a fotografar as estrelas da época, como Janis Joplin, The Grateful Dead e Bob Dylan, durante os três dias em que ficou na bucólica fazenda, palco da mística experiência hippie, voltou a lente de sua câmera para o público. As fotos, que ficaram esquecidas por todo esse tempo, foram recentemente publicadas no projeto “Woodstock Deja Vu All Over Again” (em português, “Deja Vu de Woodstock Novamente”).

O festival reuniu algumas das bandas mais famosas da época e, embora tivesse estrutura para apenas 200 mil pessoas, reuniu meio milhão de jovens que vieram de todas as partes dos Estados Unidos até Bethel, no estado de Nova York. Apesar da falta de água, comida, banheiros e estrutura para atendimento médico, devido à superlotação, os três dias do festival aconteceram em um clima de paz e altruísmo. Uma curiosa camada de otimismo envolveu Woodstock e, entre viagens de ácido e shows, os participantes ajudaram uns aos outros, compartilhando mantimentos. “De forma inesperada, Woodstock se transformou em mais do que os shows para todos nós. Eu acabei ficando mais tempo com o público porque o que estava acontecendo lá era interessante demais para passar batido“, explica o fotógrafo, que conseguiu captar em suas imagens a aura mágica do festival.

As 75 fotos em preto e branco que foram reunidas no livro resumem o festival de maneira jamais vista. Segundo o fotógrafo, o livro traz em imagens o penetrante senso de esperança e possibilidade e a noção de que a paz e o amor poderiam transformar o mundo, marcantes em Woodstock. O livro, publicado pela Reel Art Press nos Estados Unidos conta com uma versão especial, limitada a 250 unidades, que traz uma gelatina de prata da foto “Woodstock Cows” (segunda foto abaixo) e um ingresso original de Woodstock.

Confira algumas das imagens:

Woodstock 69433-24a

Woodstock 69435-5

Woodstock 69438-22

Woodstock 69439-32

woodstock4

woodstock5

woodstock6

Woodstock 69438-29

Woodstock 69444-17

Woodstock 69443-10

Woodstock 69433-31a

woodstock12

woodstock13

woodstock14

300,000 Strong 69441-30a

Todas as fotos © Baron Wolman


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Um dia surreal na vida de Salvador Dalí registrado em fotos