Arquitetos desenvolvem primeira casa pré-fabricada do mundo que produz mais energia do que gasta

A tecnologia e os novos recursos permitem grandes avanços na hora de poupar o meio ambiente. Para agredi-lo menos, a empresa de arquitetura verde e manufaturada ArchiBlox criou um protótipo incrível para a primeira casa pré-fabricada com carbono positivo.

O modelo pioneiro de teste, chamado “Archi+ Carbon Positive House“, está em exibição na principal praça pública de Melbourne, na Austrália. A casa de telhado verde, feita somente com materiais sustentáveis duráveis e de baixa manutenção, gera mais energia do que usa, não prejudicando o meio ao redor. E o melhor de tudo é: ela devolve o carbono à natureza.

Para poupar eletricidade, a casa de 75 metros quadrados faz uso de alguns recursos importantes, como grandes janelas que facilitam a entrada de luz solar durante boa parte do dia, além da posição das paredes ajudar na ventilação do imóvel. Uma delas inclusive tem um espaço ideal para uma bela horta vertical, assim o morador pode plantar ervas e outros itens naturais de consumo.

E mais: para propor a ideia de uma casa saudável e que atenda as necessidades do morador, os painéis internos são móveis e adaptáveis, permitindo dividir espaços e criar novos ambientes. O modelo custará 300 mil dólares australianos (mais de 680 mil reais), sendo investidos cerca de 4 mil dólares por metro quadrado.

archiblox11

archiblox5

archiblox8

archiblox2

archiblox3

archiblox4

archiblox9

archiblox10

archiblox6

archiblox1

Todas as fotos: Divulgação