Startup cria sistema que gera energia limpa com turbinas instaladas no encanamento

A inovação e a tecnologia, unidas a pessoas empreendedoras que querem transformar o mundo, tem dado soluções muito boas para as grandes cidades. Uma dessas boas ideias já implantadas está em Portland, no Estados Unidos, onde foi instalado o LucidPipe, um gerador de energia elétrica dentro de um encanamento, feito pela startup Lucid Energy.

O sistema, ainda em projeto piloto, captura energia hidroelétrica gerada a partir da água corrente, que gira pequenas turbinas colocadas dentro dos encanamentos para então devolver a energia limpa, posteriormente armazenada num gerador. Os benefícios da fonte de energia são vários, como não ter nenhum impacto ambiental e o fato de o custo final da água ficar mais barato ao consumidor.

A energia gerada pelo sistema ainda não consegue abastecer a cidade toda, mas já é capaz de chegar a 150 casas, alimentando ainda escolas e bibliotecas. A ideia se destaca ainda como ótima fonte de energia onde não há acesso a ela, e não precisa de clima favorável para acontecer. Toda essa tecnologia teve um investimento privado de US$ 1,7 milhão, arrecadado através de uma plataforma de financiamento coletivo.

Dá uma olhada no vídeo de apresentação do projeto:

image_1

PowerPipe_Rendering

lucid1

20130322 LucidPipe - bluehouse 08 EDIT reduced

looking_in_pipe_web

Lucid Riverside 64

LucidEnergy_newsbox1

lucidd

Todas as fotos: Divulgação