Guia Hypeness #4: confira as novidades deste fim de semana em SP

Chegamos a mais um Guia Hypeness, recheado com dicas para o final de semana e os próximos dias. Lembrando que você também pode conferir os guias anteriores para buscar outras dicas.

Entre os eventos, vai rolar show de rock numa pista de skate bacana, abertura de exposição nova – num lugar diferente do que estamos acostumados -, e também tem bar novo na cidade, que me parece bem promissor.

Se sua pegada é ficar em casa, tem livro novo na área também, com uma proposta bem interessante. E ah! Que tal se aventurar na cozinha? Te garanto que com a dica de canal do YouTube dessa semana, você vai conseguir fazer uma receita bem prática e gostosa.

exposicao

Luzes neon, vidro e metal compõe a mostra “Spectrum“, de Alê Jordão, que acontece entre os dias 10 e 22 de fevereiro na Casa Electrolux. No hall de peculiaridades da exposição, que reúne instalações inéditas feitas a partir de materiais diversos, o carro Twingo, do jornalista Ricardo Boechat, foi cedido e desmontado para compor uma obra. O artista também aborda questões relativas à sustentabilidade e reuso de materiais, a partir de uma intensa pesquisa de objetos descartados em oficinas e desmanches.

alejordao

restaurante

Que tal largar o McDonald’s e ir para um pedacinho da Turquia neste fim de semana? O Kebab Salonu faz jus às cores e aromas do país, trazendo de volta – havia fechado em 2011 – receitas turcas deliciosas. Com pratos bem servidos, Kebabs, Pides – a esfiha do país -, e carne de cordeiro, o menu coloca os clientes na dúvida do que pedir. Na verdade, dá vontade de comer tudo, mas deixando sempre um espaço para a sobremesa: o muhallebi, pudim à base de arroz aromatizado e água de flor de laranjeira na massa; ganache e praliné de pistache finalizam a cobertura.

salonu

evento

1. Depois dos food trucks, quem dá o ar da graça agora são as food bikes, charmosas magrelas que servem comida e bebida na garupa. Até domingo, a praça de eventos do Shopping Lar Center conta com 10 opções fixas e rotativas das bicicletas com boas opções para enganar o estômago, como Dolcellino, Picollito e Los Mendozitos. O horário de funcionamento diário é das 12h às 22h. 

dolcellino

2. Se você curte um punk rock bem sujo, skate e cerveja, não pode deixar de dar um pulo na CavePool neste fim de semana. No domingo (8), a partir das 14h, tem show da banda Leite Paterno, com suas letras escrachadas e guitarras berrantes. Uma boa pedida para sair do tédio dominical!

leite

filme

Nem só de grandes cinemas vive a nossa cidade. Entre as mostras interessantes, uma retrospectiva do cineasta Hector Babenco acontece a partir do dia 12 de fevereiro na Cinemateca, com seus clássicos Mulher-Aranha e Carandiru. Já no CINUSP e no Centro Universitário Maria Antônia, a mostra Neo-Noir – até dia 22 de fevereiro – exibe filmes em preto e branco, que acontecem em cenários bem específicos, urbanos e noturnos, com histórias que envolvem um homem e uma femme fatale. No trailer, o filme Alphaville, de 1965, com a musa Anna Karina:

lugar

Nesta sexta-feira, se abrem as portas do Le Basquiat para o público, uma mistura de bar, balada, bistrô e galeria de arte. O nome faz jus ao artista Jean Michel Basquiat, que tem seus amigos marcados no cardápio de drinks. Andy Warhol, com quem compartilhou forte amizade, tornou-se uma bebida à base de vodka, marrasquino, limão siciliano, curry e raspas de siciliano servido em uma taça de Dry bem gelada (R$ 25). Já a cantora Madonnaaffair do artista, é servida em uma taça de vinho com gim, licor de rosas e espumante com pétalas de rosas (R$ 29).

lebasq

madonna

livro

Diferente, o livro Queria Ter Ficado Mais, da editora independente Lote 42, reúne 12 histórias contadas por escritoras e jornalistas em várias cidades do mundo – da vizinha Buenos Aires à longínqua Tóquio. A proposta quis fugir dos típicos guias de turismo e trazer à tona textos com uma abordagem autoral e sensível. Os textos de Bruna Tiussu, Clara Averbuck e Lívia Aguiar, entre outras autoras, apresentam diferentes lugares por meio das suas próprias vivências.

Ilustrado com aquarelas da artista Eva Uviedo e com projeto gráfico assinado pela Luciana Martins, a obra chama a atenção pelo formato: cada um dos capítulos foi impresso em folhas soltas, dobradas e acomodadas dentro de envelopes, como se fossem cartas enviadas dos lugares que as autoras visitaram.

barcelona

youtube

Em vídeos curtos, o canal Gourmet a Dois elabora receitas legais de se experimentar no fim de semana, ou quando você tem tempo mesmo para colocar a mão na massa e sujar a cozinha sem medo de ser feliz. Sorvete de morango, quiche, hambúrguer de camarão e listas com receitas veganas e sem glúten são alguns dos atrativos dos vídeos. Agora chega, porque esse post está me dando fome!