Minha Casa é Hype #6: estudante transforma apê em espaço artístico e cheio de cor

Ricardo Medeiros Fontenele tem 26 anos, é estudante de design de produto no IED – São Paulo e mora “sozinho” (tem a companhia dos “dois dogs, o Blue e a Bree“, galgos italianos) há 3 meses. Em janeiro do ano passado, Ricardo decidiu morar em um apartamento em São Paulo já mobiliado, mas ao qual faltava juntar a sua própria personalidade.

Objetos garimpados, alguns trazidos de sua antiga morada, muita paixão por cores e luminárias e o talento de um amigo artista deram a este apê uma vida diferente de qualquer outro. Vem conhecer o 6º convidado do quadro Minha Casa é Hype:

Hypeness (H) – Se pudesse descrever a sua casa hoje em poucas palavras, como descreveria?

Ricardo Fontenele (RF) – Com personalidade. É meu canto sagrado, meu templo. Exagero nas cores, principalmente no amarelo, porque além de ser uma cor viva, deixa a casa mais agradável. Gosto de ousar e usar tudo sem pensar nos padrões. Às vezes, com exagero, mas porque considero minha casa meu portfólio. Então vou criando e procurando espaço para mais um “cantinho”.

H – Da onde surgiu a inspiração para a decoração do local?

RF – Tenho um perfil no Instagram (@ideiasdiferentes) em que compartilho muitas das minhas pesquisas diárias e também de onde tiro muita inspiração para misturar com ideias minhas e sair algo novo. Adoro o tema D.I.Y. (Do It Yourself – Faça você mesmo) e curto muito sair mexendo nos móveis e intervindo até onde consigo. Coloco lâmpadas em tudo que é possível, adoro luminárias e criei uma que fica na minha sala, com um pneu de bike.

A cadeira de cabeça pra baixo que fica na sala e o lustre com escorredor de macarrão são exemplos de ideias postadas no perfil do @ideiasdiferentes que eu apliquei aqui em casa.

RicardoFontenele15

H – Como foi o processo da reforma da casa para que ela ficasse como está hoje?

RF – Já morava em um apartamento, onde parte da casa já tinha um estilo próprio, devido as ideias que eu tinha ou buscava em revistas, livros (amo, tenho vários) ou sites sobre o assunto. Quando cheguei, ele já estava todo mobiliado. Os móveis da sala, em sua maior parte, consegui me livrar, para já ir decorando da minha forma, colocando alguns quadros que trouxe comigo, assim como livros, porta retratos, etc.

Mudei em novembro do ano passado para o que estou hoje. Com o apartamento vazio, pude montar ele todo do meu jeito. Trouxe tudo que tinha da morada anterior e fui dando meu toques, montei meu desejado atelier, o quarto e cozinha. Comprei uma mesa maior pra sala, saí garimpando alguns objetos e fui deixando ele mais a minha cara.

O destaque do apartamento é a pintura feita pelo meu amigo e artista Felipe Fego (@Felipefego) na parede da sala. Ficou incrível! Foi em torno de 1 mês de reforma.

http://instagram.com/ideiasdiferentes

http://instagram.com/ideiasdiferentes
Foto © Bruno Aló

Apesar de que eu estou sempre mudando algo de lugar, por isso adoro móveis multifuncionais, como a escada prata que tenho na sala.

RicardoFontenele5
Foto © Bruno Aló

H – Qual o cômodo preferido da casa? Por quê?

RF – O atelier. Por mais que ele seja pequeno, é lá que eu me sinto mais em casa dentro da minha casa. Meus livros, plantas, sofá, eletrônicos, ferramentas, tudo lá dentro. No começo deixei ele todo amarelo, mas achei que ficou claro demais, então mudei e o teto ficou cinza e uma parede azul, que por sinal foi o azul mais bonito que já vi em alguma parede. Tem uma parede que pus uns “porta lembretes” em forma de pregadores, e lá deixo tudo que preciso lembrar. É um ambiente muito pessoal, mais que meu quarto.

RicardoFontenele12

RicardoFontenele13

H – Qual o item de decoração que mais gosta na sua casa? Por quê?

RF – Não tem como não dizer que a luminária de pneu de bike situada na minha sala é uma paixão. Feita com a ajuda de um amigo/irmão, ainda na minha cidade natal (Fortaleza), foi o meu primeiro “produto”. Já fiz para alguns amigos e também como encomendas. Foi o que me motivou a estudar mais a área levando a expandir as ideias para luminárias.

http://instagram.com/ideiasdiferentes

Tal como o banquinho de madeira, no qual coloquei uma lâmpada em baixo, o cofre de caveira mexicana que instalei uma lâmpada em cima e também um lustre que fiz para uns amigos com uma cabeça de um manequim. Além de ideias postadas que refiz aqui em casa.

http://instagram.com/ideiasdiferentes

RicardoFontenele04
Foto © Bruno Aló

RicardoFontenele3
Foto © Bruno Aló

RicardoFontenele01

RicardoFontenele1Foto © Bruno Aló

RicardoFontenele2Foto © Bruno Aló

RicardoFontenele4Foto © Bruno Aló

RicardoFontenele6Foto direita © Bruno Aló

RicardoFontenele11

http://instagram.com/ideiasdiferentes

http://instagram.com/ideiasdiferentes

RicardoFontenele13

RicardoFontenele14

RicardoFontenele22

RicardoFontenele15

RicardoFontenele16

RicardoFontenele17

RicardoFontenele19

RicardoFontenele20

RicardoFontenele21

RicardoFontenele23

RicardoFontenele24

RicardoFontenele25

RicardoFontenele02

RicardoFontenele03

Outras fotos © Ideias Diferentes