Viagem

O metrô de Nova York na década de 40 visto pela lente de Stanley Kubrick

por: Mari Dutra

Publicidade Anuncie


É bem provável que você só conheça Stanley Kubrick por filmes como Laranja Mecânica e 2001: Uma Odisseia no Espaço. Afinal, ele foi simplesmente um dos maiores nomes do cinema no último século. Mas o que pouca gente sabe é que ele também já ensaiou uma carreira como fotógrafo.

Foi assim que, quando tinha apenas 17 anos, ele entrou no metrô de Nova York para fotografar o cotidiano dos seus usuários para a revista LOOK Magazine. Isso foi em 1946, quando as técnicas de fotografia ainda o obrigavam a esperar o metrô parar em uma estação para que a foto não saísse tremida.

O jovem Kubrick passou duas semanas andando de metrô para fazer as fotografias que você vê abaixo, todas com luz natural. O resultado é um ensaio que mostra um pouco do dia a dia nova-iorquino em um período em que smartphones davam lugar aos jornais nas mãos dos trabalhadores da cidade.

Dá uma olhada:

kubrick1

kubrick2

kubrick3

kubrick4-

kubrick5

kubrick6

kubrick7

kubrick8

kubrick9

kubrick10

kubrick11

kubrick12

Todas as fotos © Stanley Kubrick


Mari Dutra

Depois de viver na Argentina, na Irlanda e na Romênia, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Hoje escreve para o Hypeness e mantém um blog de viagens, o Quase Nômade, em que conta mais de suas experiências pelo mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
O que pessoas de 10 países diferentes comem ao fim de uma longa noite de bebedeira