O ônibus “do bem” que leva voluntários para fazer boas ações surpresa

Entre todas as propostas de voluntariado que já passaram aqui pelo Hypeness, não restam dúvidas de que o Do Good Bus é uma das mais criativas. Com o objetivo de mobilizar pessoas que querem ajudar mas não sabem por onde começar, o ônibus reúne grupos e só revela para onde estão indo e qual é o voluntariado do dia assim que o motorista dá a partida.

Rebecca Pontius, co-fundadora do projeto, já participou de diversas outras iniciativas de voluntariado e teve a ideia do ônibus quando foi fazer uma festa de aniversário. Além de toda a diversão e dos bons drinks, ela quis aproveitar o momento e os amigos reunidos para juntos fazerem uma boa ação. O projeto dá a adultos a oportunidade de conhecer gente nova, se divertir e aprender um pouco mais sobre como é possível ajudar as pessoas e o meio ambiente.

Mas por que o roteiro só é revelado na hora da partida? Segundo Rebecca, além de tornar a brincadeira mais divertida, o mistério evita preconceitos e receios sobre as atividades que serão realizadas. Durante o trajeto, os voluntários recebem o briefing da missão, treinamento para as tarefas e participam de algumas atividades para estimular a formação de grupos e a interação. Para participar dos passeios, é cobrada uma pequena taxa, usada para cobrir gastos com o ônibus e com a refeição que é oferecida.

Em 2011, o Do Good Bus criou uma parceria inédita com a banda Foster the People. O ônibus da boa ação acompanhou os músicos durante um tour por 22 cidades norte-americanas, onde reuniram voluntários e contribuíram para a comunidade local.

Do Good Bus: boa ação sobre rodas

Do Good Bus & Foster the People Tour

dogood-bus11

dogood-bus10

dogood-bus9

dogood-bus8

dogood-bus7

dogood-bus6

dogood-bus3

dogood-bus4

dogood-bus5

Todas as fotos © Do Good Bus