Sistema simples reaproveita até 95% da água que seria desperdiçada no banho

Você sabia que cada pessoa gasta, em média, 243 litros de água em um banho de 15 minutinhos? E que isso equivale a aproximadamente 121 garrafas de refrigerante? Para evitar tanto desperdício, o designer Alberto Vasquez criou um equipamento que reaproveita a água do banho. O sistema é simples e capaz de recolher até 95% da água residual do chuveiro.

O equipamento denominado “Gris é composto por quatro placas interligadas, que funcionam com um tablado capaz de armazenar água. Quando os compartimentos estiverem cheios, é só retirar e utilizar a água do banho para limpeza, nos vasos sanitários ou até mesmo para regar o jardim.

O designer passou grande parte de sua infância em aldeias sul-americanas (é filho de pai húngaro e mãe colombiana) e presenciou a falta de água nas comunidades na Colômbia, em que pessoas morriam por carência de água potável e alimentos. Pensando nisso, criou o projeto para incentivar o reuso da água e evitar desperdícios. O protótipo já está pronto e será produzido em larga escala em breve. O produto será vendido a preços acessíveis, entre US$ 20 e US$ 40.

Veja abaixo o vídeo de apresentação e todas as vantagens que um simples sistema pode trazer à vida das pessoas:

Alberto Vasquez, founder of IgenDesign, talks about Gris water saving system on Kossuth Radio in Hungary from  on Vimeo

Print

chuveiro 03

Print

Print

 

chuveiro 05

chuveiro 06

chuveiro 07

Todas as fotos © Igendesign