5 criações dos anos 80 que nunca envelheceram

Um pop dançante contagia quem passa pelas ruas, vestindo roupas coloridas e estampadas, com cabelos naturais ao vento. Na sala de estar, o Atari disputa lugar com cada episódio de Roque Santeiro e a infância com fliperama e He-Man não poderia ter sido melhor.

Mas dos anos 80 não é só a saudade que ficou: ícones desta época foram eternizados e até hoje estão por aí, com cara de quem nasceu ontem. Separamos uma lista com 5 criações dos anos 80 que nunca envelheceram. Vale a pena conferir:

1. Michael Jackson – Thriller

Basta uma batida para saber que o que sai da caixa de som é uma das maiores obras primas do pop que o mundo já ouviu. Quebrando barreiras raciais e propondo um estilo único, Michael Jackson conquistou o mundo de uma vez por todas quando, em 1982, lançou o álbum Thriller.

Não raro tido como um dos melhores álbuns de toda a história, esta pérola de Jackson é até hoje o mais vendido de todos os tempos – estima-se que mais de 60 milhões de cópias já tenham sido comercializadas. Vale lembrar que foi graças a Billie Jean, um dos hits presentes no álbum, que surgiu o Moonwalk, clássico passinho de dança do astro.

2. De Volta Para o Futuro

No DeLorean turbinado, o tempo é uma questão de comandos no painel e a aventura de Marty McFly mantém os olhos do espectador grudados na tela. Impossível falar de anos 80 sem mencionar a trilogia “De Volta para o Futuro”, que trouxe o futurismo para uma realidade mais palpável, fazendo previsões que, até agora, mostraram-se bastante certeiras.

Do tablet à comunicação por vídeo conferência e o uso de combustíveis, as invenções até então malucas do filme se provaram verdade ao longo dos anos. Até hoje espera-se por produtos como o hoverboard, um skate que flutua, e pelo famoso tênis que se amarra sozinho.

NikeFuturo

BackFuture

3. Skate Mini Cruisers

Na Califórnia (EUA) dos anos 70 e 80 os skates mini cruisers, ou old school, fizeram sucesso. Rápidos, estilosos e com tamanho reduzido, eles eram usados para manobras e descida de ladeiras. Mas engana-se quem afirma ter se tratado de uma modinha passageira.

Esses modelos, feitos em plástico e com rodas maiores, ideais para garantir estabilidade até mesmo em um asfalto com buracos, existem até hoje e foram adaptados a novas necessidades. Os mini cruisers fazem a cabeça dos skatistas e são muito utilizados para percorrer curtas distâncias nas cidades, funcionando como um meio de transporte limpo e ágil.

MiniCruiser1

MiniCruiser

4. Animal Print

Abra o álbum de família e comece a prestar atenção ao peculiar estilo dos seus pais, tios, avós e do seu próprio modelito – caso você seja dessa época. Entre cabelos esvoaçantes, cores vibrantes e ombreiras, o uso de estampas de zebra, oncinha e vaquinha, entre outros animais, era febre! E pode-se dizer que continua sendo. Chamada de animal print, esse tipo de estampa ainda está em alta no mundo da moda e pode fazer toda a diferença em um look.

jaguar skin

AnimalPrint2

5. Nike Air Max

Era 1987 quando o mundo parou para apreciar um tênis diferente de tudo o que já se havia visto. Entre o pé e a sola, era possível ver o ar, que compunha um sistema de amortecimento inovador, capaz de tornar as passadas mais confortáveis.

Nascia o Nike Air Max, um dos modelos de tênis mais icônicos dos últimos 30 anos e que, até hoje, conquista por seu conforto e estilo. O Air Max 1, inspirado no edifício do Centre Pompidou, em Paris, tornou visível o invisível e não demorou muito para fazer parte da cultura pop – favorito de estrelas do hip hop, o tênis já foi visto até no red carpet do Oscar.

AirMaxNike2

Passados 28 anos desde seu lançamento, diversas versões e adaptações já foram feitas no Air Max, que acompanha sempre as tendências globais de design, porém sem perder sua marca registrada: o ar no solado.

AirMaxNike3

A verdade é que o Air Max não envelhece, mas se renova e mantém seu espaço cativo na história. E algo assim merece ser celebrado. É por isso que no dia 26 de março é comemorado o AirMax Day, uma data para se homenagear essa revolução em estilo e conforto. Neste ano, a Nike parece estar preparando uma surpresinha especial para este dia.

Quer saber o que vem por aí? Clique aqui e fique ligado.

Todas as imagens: Reprodução