Jovem de 17 anos cria sistema que purifica a água e gera energia ao mesmo tempo

Ser jovem demais já deixou de ser empecilho para quem quer mudar o mundo. Assim como o menino de apenas 13 anos que criou uma impressora que converte documentos para o braile (confira aqui), há muitos outros jovens prontinhos para inovar por aí. A australiana Cynthia Sin Nga Lam, de apenas 17 anos, acaba de entrar para esse time.

Cynthia desenvolveu um sistema portátil que é capaz de purificar a água ao mesmo tempo em que gera energia. A ideia, que a levou a ser uma das finalistas do Google Science Fair, promete ser uma ótima saída para comunidades que vivem isoladas, por prover duas necessidades básicas ao mesmo tempo e de forma sustentável.

Composta por apenas duas partes, sendo que a unidade superior é usada para geração de energia, enquanto a parte de baixo serve para purificar a água, a invenção foi apelidada de H2prO. O dispositivo utiliza apenas dióxido de titânio e luz e tem uma eficiência de 90% na remoção de poluentes orgânicos da água em um processo que pode durar até duas horas.

A jovem criadora explica tudo no vídeo abaixo (em inglês):

h2pro1

h2pro2

h2pro3

h2pro4

Fotos: Divulgação

URUGUAY-MUJICA

Foto: Reprodução Youtube