Cobertura Hypeness

Cobertura Hypeness: fomos conferir a exposição “Sensações do Futuro” feita de instalações inovadoras em SP

por: Daniel Boa Nova

Publicidade Anuncie

No último domingo, foi inaugurada na capital paulista a exposição “Sensações do Futuro”. E, logo na manhã seguinte, o Hypeness esteve por lá para participar da coletiva de imprensa promovida pelos organizadores e conferir as atrações tecnológicas que despertam os diferentes sentidos dos visitantes.

A mostra itinerante ficará aberta ao público por curta temporada: somente até o dia 04 de abril. Antes de vir para São Paulo, ela esteve em cartaz em Xangai, e depois passará pela Filadélfia e Paris. São as únicas cidades no mundo a recebê-la.

Quem trouxe a exposição ao Brasil e convidou o Hypeness para a coletiva foi o Grupo Saint-Gobain. Possivelmente, o nome do Grupo não lhe seja tão familiar assim. Mas é bem provável que você já tenha ouvido falar de marcas como Brasilit, Carborundum, Isover, Norton, PAM, Placo, Quartzolit, Sekurit e Telhanorte, entre outras, que estão presentes no dia a dia de qualquer um que passe pela experiência de construir uma casa ou reformar um cômodo. A empresa é líder mundial no setor de habitat e materiais de alta performance, fabricando vidros, dry-walls, argamassas, placas cimentícias, sistemas de canalização, abrasivos, cerâmicas industriais  e outros produtos.

A Saint-Gobain esta entre os grupos industriais mais antigos de que se tem notícia, tendo iniciado suas atividades em 1665. Para dar uma ideia, os famosos vidros do Palácio de Versalhes foram obra deles. Ao mesmo tempo em que suas origens são antigas, o Grupo hoje figura no ranking das 100 empresas mais inovadoras do mundo. E para comemorar esses 350 anos de história, uma série de atividades estão sendo realizadas por diversos países onde eles estão presentes. Entre elas, a “Sensações do Futuro”.

A exposição é composta por quatro grandes cubos visitáveis que, juntos, proporcionam uma jornada sensorial e lúdica aos visitantes. Cada um provoca uma sensação diferente.

Logo ao chegar, o primeiro que se avista é o Pavilhão Colorir. Montado com painéis de vidros coloridos que se movem em círculos tal e qual um carrossel, a sensação ao entrar nele é de estar dentro de um caleidoscópio gigante. Dali a paisagem ao redor ganha uma porção variada de filtros e texturas.

expo07

expo05

expo04

expo02

expo03

Logo em seguida vem o Pavilhão Criar, que já chama atenção do lado de fora por sua arquitetura que evoca o movimento de uma escada.

expo29

expo12

No interior, painéis de tecidos luminosos elaborados em fibra óptica e projeções a laser brincam com a percepção de espaço do público. Para absorver a experiência por completo, a dica é acompanhar tudo através do reflexo de um espelho posicionado estrategicamente no chão, ao centro.

expo18

expo20

expo27

Apesar das formas criativas que podem ser vistas em sua fachada, uma vez que você entra no Pavilhão Ouvir, o mais recomendável é fechar os olhos. Até porque lá dentro é tudo escuro mesmo, pois a ideia é aguçar os ouvidos para uma refinada experiência de espacialização sonora. Por meio da tecnologia acústica, os visitantes podem ouvir desde sons puros da natureza, como o cantar de pássaros, até ruidos urbanos. Não estranhe se achar que um helicóptero está pousando logo atrás de você.

expo30

Por último, o Pavilhão Ver foi eleito pelo Hypeness como o mais divertido. Do lado de fora, ele é todo espelhado e incrustado com luzes de LED. Do lado de dentro, os visitantes mergulham nessas luzes cheias de cores, que são projetadas em 360 graus. É como se fosse a pista da balada mais futurista onde você provavelmente já esteve. Os olhos se perdem no infinito de reflexos que fazem o cubo parecer muito maior do que é.

expo48

expo33

expo35

expo37

Como o Hypeness compareceu à mostra em uma manhã cinzenta de São Paulo, o efeito da iluminação na parte externa dos pavilhões estava minimizado por conta da luz solar. Mas esse vídeo dá uma amostra de como deve ficar incrível durante a noite:

A exposição “Sensações do Futuro” está no Parque Ibirapuera e pode ser visitada em qualquer dia da semana, das 10h às 22h. A entrada é gratuita. Não deixe para conferir depois, porque pode ser tarde demais. Fica por aqui somente até 04 de abril.

Para conhecer mais sobre a trajetória de 350 anos do Grupo Saint Gobain, clique aqui.

expo49

expo51

expo43

Todas as fotos © Daniel Boa Nova | Hypeness

coberturahype


Daniel Boa Nova
Redator / Roteirista / Produtor de conteúdo

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.