Fotógrafo se inspira na cultura pop e retrata Síndrome de Down como você nunca viu

Michael é um norte-americano de 50 anos que tem Síndrome de Down. Desde pequeno ele teve que se acostumar com os olhares curiosos e maldosos das outras pessoas. Quando tinha 12 anos, Michael foi à Disney com sua irmã e com o fotógrafo Rick Ashley (não confundir com Rick Astley), seu cunhado. Ao perceber como os olhares incomodavam o garoto, Ashley teve a ideia de lhe comprar óculos, um boné e um cachimbo e disse ao garoto que ele se parecia com o General Douglas MacArthur, um grande herói da Guerra da Secessão. Michael gostou da ideia e saiu pelo parque acenando e arrancando sorrisos. Este foi apenas o começo de uma grande amizade.

Durante todos esses anos, Ashley tem tirado fotos informais do cunhado, que sempre se mostrou brincalhão e divertido. Desde 2009, contudo, o fotógrafo decidiu fazer um ensaio de verdade com Michael, inspirando-se na cultura pop. O resultado são essas fotos incríveis, que mostram um Michael bem-humorado e espirituoso, que adora incorporar personagens, como o Super Homem e Sherlock Holmes.

Segundo Ashley, a figura de pessoas com Síndrome de Down pode ser vista em diversos quadros renascentistas, mas não na arte contemporânea. Dispostos a mudar isso, ele e Michael têm feito um ótimo trabalho, como você pode ver nas imagens abaixo:

michael-down

michael-down2

michael-down3

michael-down4

michael-down5

michael-down6

michael-down7

michael-down8

Superman at Cafe Italia

michael-down9

michael-down10

michael-down11

michael-down12

Michael, school portrait 1981

michael-down14

Todas as fotos © Rick Ashley