sustentabilidade

Vikings já tinham vila sustentável com telhados verdes há 1000 anos

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


As imagens parecem até mesmo saídas do filme Senhor dos Anéis, mas elas foram feitas baseadas em construções bem mais antigas do que a própria indústria cinematográfica. Afinal, esse é um dos segredos mais bem guardados sobre os vikings: eles dominavam diversas técnicas de construção sustentável que usamos até hoje.

Mais do que capacetes com chifres, os vikings tinham sobre suas cabeças telhados verdes – e isso há mais de 1000 anos. As casas retratadas nas fotos abaixo são apenas reconstruções, mas servem para mostrar o nível de conhecimento destes povos em matéria de sustentabilidade.

As casas verdes estão localizadas na vila de L’Anse aux Meadows, no Canadá, considerada hoje Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo também a primeira área de colonização europeia na América – o local recebeu os povos escandinavos cinco séculos antes de Cristóvão Colombo pensar em embarcar rumo ao novo mundo. Na região, haviam ao menos oito edifícios, sendo três residências, três armazéns, uma forja e uma serragem, que ainda podem ser visitados por turistas interessados na história do local.

Dá uma olhada:

viking1

viking2

viking3

DSCF1801

viking5

viking6

viking7

viking8

viking9

viking10

viking11

viking12

Fotos: ShutterstockD. Gordon E. RobertsonDaniel Pouliot, Eric Titcombe e Rosino


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.