A horta comunitária que produz alimentos orgânicos em meio a metrópole de SP

Com o crescimento dos grandes centros urbanos, cada vez mais precisamos de áreas verdes para resgatar o contato com a natureza e o hábito da alimentação saudável e orgânica. Em meio a caótica cidade de São Paulo, foi criada uma horta comunitária, chamada “Hortas das Corujas”, localizada em uma praça pública em plena Zona Oeste. A proposta do projeto é criar um espaço de convívio social e educação ambiental, no qual os voluntários realizam cultivo de hortaliças e ensinam outros moradores a plantarem também.

A ideia da horta comunitária surgiu através do grupo Hortelões Urbanos, que hoje tem aproximadamente 15 mil membros no Facebook. O grupo cria hortas comunitárias, ajuda pessoas a começarem a cultivar alimentos em casa, realiza eventos de trocas de sementes e voluntários realizam mutirões para cuidar das plantações.

A Horta das Corujas é aberta ao público todo o tempo, em um local onde são plantadas alface, couve, espinafre, banana, mamão, morango, ervas e temperos, mas onde não é permitido plantar mudas por conta própria. Caso queira fazer seu plantio, deve entrar em contato com os organizadores antes, pois há alguns espaços destinados a projetos educacionais das escolas da região. Todos podem colher hortaliças e frutas, desde que não colham plantas inteiras.

Veja abaixo o vídeo e algumas fotos desta horta comunitária no meio da cidade de São Paulo:

HortaCorujas1

HortaCorujas2

HortaCorujas3

HortaCorujas4

HortaCorujas5

HortaCorujas6

HortaCorujas7

HortaCorujas8

HortaCorujas9

HortaCorujas10

HortaCorujas11

HortaCorujas12

HortaCorujas13

HortaCorujas14

Todas as fotos via Somos Verdes