Sustentabilidade

Açúcar ou Gordura: quem é o maior vilão da balança?

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Para quem busca eliminar alguns quilinhos, as dietas de hoje seguem basicamente duas vertentes: as de gordura zero e as de carboidratos zero. Mas qual delas é a mais eficaz? Para testar isso, os ingleses Alexander e Chris van Tulleken, gêmeos idênticos, foram convidados a participar do desafio: enquanto o primeiro ficaria 1 mês vivendo à base de peixe, carne, ovos e saladas, o segundo teria que abrir mão de qualquer alimento com mais de 2% de gordura.

Os dois rapazes têm 35 anos, são médicos e, de volta à Inglaterra, após uma temporada nos Estados Unidos, engordaram um pouco e estavam em busca de métodos para emagrecer. Na dúvida sobre qual dos dois componentes – açúcar ou gordura – engordam mais, eles toparam o convite da BBC – Horizon para testar as dietas. Vale lembrar que, por serem gêmeos idênticos, a genética e o metabolismo têm uma relevância secundária no experimento, permitindo enxergar com mais clareza a diferença entre as dietas. Durante o período, ambos seguiram rotinas de exercícios e um dia a dia semelhantes, de forma que o exercício físico também não afetasse o teste.

dieta-gemeos

Ao fim de um mês, ambos conseguiram perder cerca de 5 kg, porém o resultado da dieta no organismo de cada um foi bastante diferente. “Deixe que eu diga antes de qualquer coisa que as duas dietas foram miseráveis. Eu pensei que tinha feito o melhor negócio: eu podia comer carne, peixe, ovos e queijo. Mas tire os carboidratos e a graça das refeições não existe mais. E remova todas as frutas e vegetais – eles contêm carboidratos – e você fica com intestino preso. Apesar de eu nunca estar com fome, eu me sentia lento e cansado, e meu hálito ficava horrível”, contou Alexander, que se absteve dos carboidratos, em entrevista ao DailyMail.

Já para Chris, que ficou praticamente sem gordura em sua alimentação, manter-se satisfeito era quase impossível e ele passou o mês fazendo lanchinhos e beliscando entre as refeições.

Os exames de sangue provaram também que nenhuma das dietas é boa para o organismo. Além de usar a energia das proteínas que ingeria, Alexander começou a perder massa magra, enquanto que Chris apresentou um alto índice de açúcar no sangue. Qual é a regra para perder peso, então? “Se você quer perder peso, será muito mais fácil se você evitar alimentos processados feitos com açúcar e gordura”, afirma Alexander, que para terminar de dar cabo aos quilinhos extras está optando por alimentos naturais e uma alimentação balanceada, sem segredos, milagres ou dietas.

dieta-gemeos2

dieta-gemeos3

dieta-gemeos4

Todas as fotos © BBC/Joanna Barwick


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Fazenda de cogumelos em estacionamento de condomínio em Paris é um novo modelo de agricultura urbana