inspiração

Brasileira desafia câncer avançado e percorre 1,4 mil km a pé em peregrinações

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Em 2009, Maria Inês Arruda Camargo, hoje com 48 anos, precisou retirar um nódulo do seio esquerdo e, a partir daí, começou a prestar mais atenção nos sinais de seu corpo. Foi após insistir com os médicos e repetir exames que um outro nódulo foi descoberto na mama direita. Quando isso aconteceu, contudo, o câncer já estava em estágio avançado, com metástase, e o tumor já havia chegado aos ossos.

As diversas sessões de quiometerapia e os medicamentos fortes, que lhe dariam uma sobrevida máxima de dois anos, foram inspiração para um novo desafio: as caminhadas de peregrinação. Católica fervorosa e determinada em lutar contra a doença, a moradora de Campinas (SP) já percorreu cerca de 1,4 mil km a pé nos últimos anos. “Eu renasci. A vida da gente é renascer todos os dias. É a ressurreição nossa“, contou ela em entrevista ao G1.

Tudo começou com a Peregrinação Inaciana, em que devotos percorrem 36 km a pé, de Campinas a Indaiatuba (SP) para lembrar a ida de Santo Inácio à Terra Santa. Mesmo sem confiança de que iria aguentar pelo menos parte do trajeto, Maria concordou participar, já que um carro iria acompanhar a caminhada. O resultado, contudo, surpreendeu.”Eu pensei que ia andar 100 metros e caminhei 25 quilômetros sem parar“, conta ela, que desistiu apenas devido a bolhas nos pés causadas por um tênis inapropriado.

Depois dessa, Maria encarou diversas outras peregrinações, de 12 a 320 km, e só enxergou benefícios. “Os medicamentos que eu tomo dão uma reação adversa, que ‘enxuga’ as juntas, como um processo de artrose“. O que ela não sabia, entretanto, é que a caminhada funciona no sentido contrário aos medicamentos, devolvendo a lubrificação às juntas. A melhor parte disso tudo? “Conseguir chegar todos os dias aos destinos bem, com um cansaço bom, de realização“, conta.

superacao-cancer

superacao-cancer2

superacao-cancer3

superacao-cancer4

Todas as fotos © Maria Inês Arruda Camargo/Arquivo Pessoal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.