arte

Cobertura Hypeness: acompanhamos um grupo de artistas que estão transformando a cidade de SP pra derrubar barreiras culturais invisíveis

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Como você transformaria a sua cidade? Através das artes? Música? Poesia? Performance? Unindo todas estas vertentes, a Absolut Vodka lança o projeto Transform Your City (“Transforme sua Cidade”, em português) em São Paulo. Coletivos criativos e movimentos culturais de quatro zonas da capital trabalharão juntos em intervenções que valorizam e modificam o espaço público, gerando um benefício para a comunidade e incentivando às pessoas a conhecerem mais a fundo a cidade onde moram.

Junto com a Absolut, o Hypeness acompanhou a primeira etapa do processo de metamorfose, que reuniu o coletivo BijaRi, a escola de samba Acadêmicos de São Jorge e o Centro Independente de Cultura Alternativa Cicas num antigo e belo casarão que sedia o Centro Cultural Zona Norte. Os grupos focaram numa intervenção relacionada a estética do carnaval, movimento de peso na região.

A ideia é criar uma plataforma multimídia móvel por meio de uma produção artesanal com cenografia carnavalesca, que será um importante ponto aberto de acesso Wi-Fi, ilha de edição, projeção e outras atividades cabíveis, focando em criar um legado para a comunidade que vai utilizá-la. “Pensamos em algo útil e atrativo. Temos algumas limitações no nosso espaço, então é importante a mobilidade do projeto, que será compartilhado entre nós para as pessoas da região, mantendo a sintonia dos grupos“, explicou Juninho Sendro, do Cicas, projeto cultural que atua há oito anos na Vila Julieta.

O diretor de arte Maurício Brandão, do BijaRi, contou pra gente as ideias para a plataforma. “A ideia principal é que ela seja um possibilitador de eventos num ambiente de espaço urbano, que seja como uma praça cultural“. Já Geandre Tomazoni, também do BijaRi, ficou empolgado com a ideia de cocriação. “É estimulante porque esta é a nossa base e praticamos com os outros. Temos repertórios muito diferentes e isso nos leva a lugares aos quais não iríamos sozinhos”. Por coincidência, o primeiro trabalho realizado pelo centro de artes visuais e criações multimídias do qual fazem parte teve a temática carnavalesca.

IHF_BIJARI1

Para auxiliar e orientar os colegas dentro desta temática artística, o vice-presidente da Acadêmicos de São Jorge, Rodney da Cruz Salvador, mostrou como a criatividade é colocada em prática dentro da escola. “As pessoas nas escolas de samba são muito fiéis, então acabam conhecendo outras coisas através do samba. Quanto mais o projeto puder agregar, melhor. O importante pra gente é a formação do cidadão“.

Cada uma das Zonas da cidade terá um processo similar, porém inspirado por outros movimentos locais e coletivos. Na Zona Sul, se reuniram os coletivos Sobrenome Liberdade, Retirantes e Coletivo Pi em prol da poesia; na Zona Leste, a galera do Venga Venga, Nelson Triunfo e street dancers trazem uma nova proposta para performance; enquanto na Zona Oeste o foco foi música contemporânea, com Metanol FM, Quilombaque e bandas locais.

Ao final de todas as criações, haverá uma festa para celebrar o poder de transformação destes grupos que irão apresentar seus projetos consolidados durante este processo, ocupando espaços públicos para transformar a cidade num lugar mais bacana, criativo, inovador e comunitário.

IHT_BIJARI2

IHT_BIJARI3

IHT_BIJARI4

IHT_BIJARI5

IHT_BIJARI6

IHT_BIJARI7

IHT_BIJARI8

IHT_BIJARI9

IHT_BIJARI10

IHT_BIJARI11

IHT_BIJARI12

IHT_BIJARI13

IHT_BIJARI14

IHT_BIJARI15

Todas as fotos © I Hate Flash | Victor Apolinário | Marcelo Mattina

artigo_patrocinado


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.