Nesse jogo você só passa de fase se conseguir manter sua respiração equilibrada

Em tempos de internet, tecnologia mobile e vidas agitadas, sofrer de ansiedade é algo cada vez mais comum. Mas e se você pudesse relaxar e fugir desses ataques de ansiedade com a ajuda de um simples joguinho? O Deep é um game para Oculus Rift que se baseia na realidade aumentada para colocar você em um universo subaquático e usa a sua respiração como controle de movimento.

Não é novidade para ninguém que exercícios de respiração são poderosas armas contra a ansiedade, uma vez que trazem mais oxigênio para o sangue, diminuindo a frequência cardíaca. Ao usar uma espécie de faixa inteligente sobre o diafragma, são esses exercícios de respiração que vão controlar o movimento na água, indo para baixo ou para cima, conforme os obstáculos apresentados. Assim, você pratica a respiração de forma divertida, em um ambiente imersivo lúdico e foge da ansiedade.

O Deep foi criado pelo desenvolvedor Owen Harris, que também sofre com ataques de ansiedade. A intenção, segundo ele, era criar uma ferramenta de meditação, que ensinasse as pessoas sobre as vantagens dos exercícios de respiração. “Quando a realidade virtual chegou, eu sabia exatamente o que eu queria fazer: eu queria construir algo em que ao fim de um dia estressante eu pudesse ir e isso seria meu tanque de isolamento“, afirmou ele à Vice.

Apesar de já haver diversos jogos bidimensionais que buscam o relaxamento, o ambiente da realidade virtual oferece uma experiência sensorial única e torna o potencial terapêutico do Deep ainda maior. Entenda como o jogo funciona:

deep7

deep8

deep9

Imagens: Reprodução YouTube

deep

deep2

deep3

deep4

deep5

deep6

Imagens © Deep