ONG leva animais a hospitais e casas de saúde do RJ para deixar pacientes mais felizes

Um dos melhores posts relacionados a animais que já passou aqui pelo Hypeness foi esta ação publicitária que criou uma caixa de relaxamento no meio de Los Angeles, nos EUA. Dentro dela, além de uma música calma e a oportunidade de pisar descalço na grama, as pessoas ficavam rodeadas de filhotes de gatinhos, com os quais podiam brincar (leia mais aqui). Tem coisa mais terapêutica que ter um gato, um cachorro ou qualquer outro animal de estimação?

O poder terapêutico dos bichinhos já foi comprovado pela ciência e é baseando-se nisso que a ONG Pêlo Próximo visita, desde 2010, hospitais, centros de saúde e instituições do Rio de Janeiro (RJ). Com animais e humanos voluntários, eles levam alegria e atividades para pacientes idosos, crianças e deficientes. Ao todo são 23 cães e 2 calopsitas que participam do projeto, que acontece em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

Além de estimular a saúde mental e emocional, a brincadeira com os bichinhos auxilia na saúde física e traz benefícios principalmente para a coordenação motora – escovar os animais e jogar brinquedos parecem ser atividades simples, mas são fundamentais para a recuperação e estabilização de muitos desses pacientes.

A presença dos cães e pássaros nesses ambientes não representa uma ameaça à saúde dos pacientes. Pelo contrário, o contato com animais estimula a defesa do organismo, deixando-o mais tolerante a alergias e outras doenças respiratórias.

Visita ao Instituto Inacre – Instituição de Apoio a Criança Especial

Visita na Casa de Convívio dos Anawins

pelo-proximo

pelo-proximo2

pelo-proximo3

pelo-proximo4

pelo-proximo5

pelo-proximo6

pelo-proximo7

pelo-proximo8

pelo-proximo9

pelo-proximo10

pelo-proximo11

pelo-proximo12

pelo-proximo13

pelo-proximo14

pelo-proximo15

Todas as fotos © Pêlo Próximo