Recife aprova lei que obriga qualquer prédio com mais de 4 pavimentos a ter telhado verde

Já falamos aqui no Hypeness sobre a aprovação da lei da França que obriga os prédios comerciais a terem tetos verdes ou placas solares. Aderindo a esta ideia sustentável, foi sancionada uma lei em Recife que obriga novos prédios residenciais, com mais de 4 pavimentos e com área coberta acima de 400 metros quadrados, a implantarem telhados verdes.

A Lei Municipal 18.112/2015 foi sancionada no dia 13/04 (segunda-feira) e prevê o plantio de gramas, hortaliças, arbustos, arbusto e árvores de pequeno porte nas lajes dos edifícios. O objetivo do projeto é aumentar as áreas verdes e diminuir os efeitos do calor, já que um prédio com telhado verde pode chegar a uma temperatura até seis graus mais baixa do que no seu entorno.

Além disso, o projeto de lei prevê a construção de reservatórios para captação de água da chuva, em novos imóveis residenciais e comerciais, com área de solo acima de 500 metros quadrados e que tenha 25% do terreno impermeabilizado. A água da chuva obtida através do reservatório de acúmulo pode ser utilizada para regar as plantas ou lavar calçadas, por exemplo. O reservatório de retardo ajuda a drenagem da cidade, para diminuir alagamentos nas ruas.

A prefeitura também sancionou a lei nº 18.111/2015, para ampliar as áreas verdes ao redor de parques e praças. Os novos empreendimentos para terrenos, ao redor de 340 praças e parques de Recife, terão que manter um recuo de dois metros na parte da frente dos edifícios para arborização.

Veja abaixo o vídeo e entenda melhor como funcionam os telhados verdes:

Prédios dão exemplo e adotam telhados verdes publicado por Jornal do Commercio no YouTube telhado-verde-3 Telhado verde do Bar Central/Recife. Imagem via Jornal do Commercio/YouTube

André Rosemberg é dono do Bar Central, em Recife, e antes da aprovação da lei já cultivava no telhado do seu empreendimento grama, hortaliças e árvores frutíferas, como pitanga, maracujá, limão, acerola e laranja. Após quatro meses de cultivo, o jardim chama atenção por quem passa por ali. Seu vizinho elogiou a iniciativa:A ideia é maravilhosa. Deveria ser padrão para todo canto. Só faz bem. Os pássaros adoram e os vizinhos ganharam uma vista mais bonita.”

telhado-verde-ok Telhado verde do Bar Central/Recife.  Imagem via Jornal do Commercio telhado-05 Terraço do Prédio Softex de uma empresa de tecnologia/Recife. Imagem via Jornal do Commercio 

telhado 05

Imagem via Eurico Freire

telhado verde 01 Empresarial Charles Darwin/ Recife. Imagem via Rio Ave telhado verde 07 Imagem via Henry Leong telhado verde 08 Imagem © Luiz Henrique Vicent TELHADO-12 Imagem via Portal Paisagismo