10 motivos pelos quais o nomadismo digital é o modelo de trabalho da vez

Atualmente, está cada vez mais insustentável manter o modelo de trabalho tradicional em pleno funcionamento. As empresas estão tendo que pensar em novas formas de trabalho, inclusive mais atraentes, para manter os funcionários ativos e empolgados com suas devidas funções, responsabilidades e salários. A diferença é que agora, além de concorrerem entre si, elas têm de se adaptar ao nomadismo digital e a novos modelos de trabalho, sob risco de ficarem definitivamente para trás.

Algumas pesquisas já mostram números significativos dentro do mercado de trabalho remoto. Segundo um estudo feito com mais de 200 companhias pela consultoria SAP, em 2014, 36% das empresas já se renderam a este segmento no Brasil, comparadas a 80% de firmas norte-americanas. Um dos exemplos de quem está investindo bastante no home office é a Oi, que estima a adoção da prática neste ano para 650 mil funcionários capacitados para funções relacionadas a atendimento ao público e aos departamentos administrativos das empresas.

Além deste fatores, outro ponto que chama a atenção dos empresários é o bolso. O dinheiro acaba sendo poupado com este modelo de trabalho, já que se reduzem despesas com aluguel, deslocamento, contas e até mesmo regime trabalhista. Com mais tempo em mãos, o funcionário disciplinado, treinado e comprometido com as atividades remotas só tende a crescer ainda mais e trazer maior benefícios para o empregador.

Confira 10 motivos que mostram como e porquê todo mundo sai ganhando:

1. Autonomia

Numa empresa, as pessoas ficam tão condicionadas a regras e hierarquias, que fica difícil pensar fora da caixa. Quando se tem autonomia, as ideias fluem melhor e a responsabilidade aumenta ainda mais, tornando-se combustível para um trabalho bem feito, até para mostrar que o home office funciona.

2. Inspiração

A rotina de trabalho flui muito melhor quando estamos inspirados e muitas vezes fica difícil encontrar inspiração num ambiente fechado. Com a opção de organizar melhor o dia e trabalhar de qualquer lugar da cidade, ou do mundo, a mente se abre e você tem a chance de encontrar aquele elemento que faltava dentro de pequenos detalhes que só o contato com a rua proporciona.

homeoffice7

3. Flexibilidade

Uma das coisas que as pessoas mais reclamam é a falta de tempo. O rendimento de um indivíduo é algo tão particular, que não deveria ser medido por um horário tão estreito, como o comercial, das 08h às 18h. Alguns rendem melhor durante o dia, outros não. Dar ao funcionário uma chance mínima de folga na agenda, nem que seja num determinado horário, já o torna imediatamente mais feliz exatamente por dar a ele tempo hábil de planejar seu dia.

homeoffice2

4. Redução de custos

Este é, talvez, o maior chamariz para que as empresas mudem seus modos de trabalho. Além de outras vantagens, a receita econômica acaba sendo afetada positivamente, afinal, há redução ou completo corte de gastos com locomoção, refeição e contas do escritório. Algumas empresas funcionam completamente através de escritório virtual ou online, com reuniões agendadas via Skype e outras ferramentas da internet que facilitam este processo.

5. Impacto na mobilidade urbana

Com menos pessoas saindo de suas casas para trabalhar ou, ao menos, não tendo que pegar ônibus, metrô e carro nos mesmos horários, fica óbvio que o transporte público e trânsito serão afetados à medida que o trabalho remoto avançar. Não dá nem para entender porque as empresas ainda não repensaram nos horários e cargas de trabalho, que muitas vezes submetem o funcionário a encarar horas de aperto e confusão só para ter o capricho de chegar ao seu computador dentro do escritório e bater cartão pontualmente.

homeoffice5

6. Acessibilidade

As empresas têm dado maiores chances e oportunidades às pessoas com mobilidade reduzida ou algum outro tipo de necessidade especial. O home office reduz o esforço, ainda maior, destes funcionários que enfrentam desafios em dobro na cidade. No conforto de suas casas, certamente se tornam mais felizes e produtivos.

7. Economia criativa

A economia criativa, uma das áreas que mais crescem no país, encontra no trabalho remoto sua verdadeira essência e impulso. Muitas vezes, funcionários das áreas de moda, design, audiovisual e outras 20 categorias necessitam tanto de inspiração e criatividade para encontrarem sua melhor forma, que fica difícil pensar em como acontecem dentro de escritórios fechados. A tendência é de que estes funcionários estejam cada vez mais inseridos num modelo de trabalho mais flexível e, consequentemente, produtivo.

homeoffice1

8. Mentes empreendedoras

Com o aumento da economia criativa vem também novos empreendedores. Cansados de trabalharem e seguirem as regras das empresas, acabam se demitindo e encontrando um ramo para chamar de seu. Com tempo em mãos, tornam-se inspirados e dispostos a seguirem seus sonhos, planos e intuições, trazendo novos modelos de negócios para o mercado e empreendimentos que já nascem com frescor e olhar diferenciado.

homeoffice3

9. Maior produtividade

Com mais autonomia, liberdade e por não ter que enfrentar o exaustivo trajeto de casa para o trabalho, a produtividade acaba aumentando. Existem pessoas que chegam a perder até três horas do dia somente indo e voltando de seus determinados escritórios, o que é extremamente frustrante, estressante e desanimador. Fica fácil encontrar disposição quando há tempo para tomar um bom café da manhã, ler as notícias do dia, fazer uma caminhada, brincar com o cachorro ou conversar com os filhos antes ou depois da escola.

10. Qualidade de vida

Com tudo isso escrito acima, vem o grande resultado: o aumento da qualidade de vida. Numa metrópole como São Paulo, tão cheia de defeitos – entre eles, o transporte público lotado e o trânsito – quem diria que o indivíduo conseguiria encontrar qualidade para viver? Pois nós dizemos e acreditamos que sim, isto é muito possível. Basta se organizar, se dedicar e fazer o que deve ser feito. É assim que surgem pequenos prazeres cotidianos como encontrar um amigo num café, até mesmo para produzirem juntos; acordar mais tarde, nem que seja aqueles cinco minutinhos que faltavam diariamente; potencializar seu trabalho, até mesmo porque a inspiração fica maior; estar disposto para brincar com os filhos após o expediente…A vida é feita destas pequenas coisas, tão valiosas e tão reprimidas dentro de rotinas massacrantes.

homeoffice4

Vamos rever nossos conceitos ou deixar o tempo escorrer ainda mais pelas mãos enquanto o sol brilha lá fora? Ele nasce para todos, mas infelizmente não são todos que chegam a vê-lo.

Talks_Selo