Fotos raras mostram Marilyn Monroe no melhor estilo “gente como a gente”

Maquiagem perfeita, vestidos com cortes ousados, a luz certa e uma pose impecável: atributos assim compõem a maioria das fotos que conhecemos da atriz Marilyn Monroe. Estas imagens ajudaram a construir o mito e a tornar suprema a beleza de Marilyn. No entanto, mesmo quando se deixou fotografar em poses descuidadas e em momentos descontraídos, a atriz encanta.

Na década de 60, Marilyn foi clicada em diversos momentos pela fotógrafa Eve Arnold, a primeira mulher a ser admitida na famosa agência Magnum. Com um olhar atento, ela acompanhou a atriz nos bastidores da filmagem do “The Misfits“, longa dirigido por John Huston, bem como em passeios e em idas a bares.

Nessa série de fotos, é curioso observar o tipo físico de Marylin que, embora magra, passa longe do padrão de corpo que vemos hoje nas passarelas, filmes e novelas. E, claro, outro ponto que salta aos olhos é a ausência do Photoshop – ou você acha mesmo que aquele braço “cheinho” estendido na cama e o queixo duplo iam passar ilesos nos dias de hoje?

marilyn-eve-arnold26

marilyn-eve-arnold

marilyn-eve-arnold2

marilyn-eve-arnold3

marilyn-eve-arnold4

marilyn-eve-arnold5

marilyn-eve-arnold6

marilyn-eve-arnold7

marilyn-eve-arnold8

marilyn-eve-arnold9

marilyn-eve-arnold10

marilyn-eve-arnold11

marilyn-eve-arnold12

marilyn-eve-arnold14

marilyn-eve-arnold15

marilyn-eve-arnold16

marilyn-eve-arnold17

marilyn-eve-arnold18

marilyn-eve-arnold19

marilyn-eve-arnold20

marilyn-eve-arnold21

marilyn-eve-arnold22

marilyn-eve-arnold23

marilyn-eve-arnold24

marilyn-eve-arnold25

marilyn-eve-arnold27

Todas as fotos © Eve Arnold/Magnum