Minha Casa é Hype #12: casal se inspira na própria história de amor para decorar seu apê

Adriana Campanha Rizzo, 32 anos, e Pierluigi Rizzo, 33, são quase da mesma idade, mas não se conheceram na faculdade, no escritório ou em uma qualquer balada de São Paulo. Ele italiano, amante da natureza, não se importou de largar tudo no país de origem para ir ter com ela, brasileira, total paulistana, depois de seus caminhos terem se cruzado no famoso Caminho de Santiago, na Espanha. Há dois anos, os dois decidiram casas e montar o próprio cantinho, que é o destaque de hoje do Minha Casa é Hype.

Adriana é odontogeriatra (dentista especializada em idosos), se dedica exclusivamente a pacientes debilitados, atuando como dentista domiciliar no Campanha Odonto. Já Pierluigi, desde que se mudou para o Brasil, se descobriu como professor de italiano online, aproveitando assim para matar um pouco das saudades do país da bota, no Vou Aprender Italiano. O casal começou recentemente um projeto sobre o Caminho de Santiago e a sua história por lá, chamado O Caminho das Estrelas.
Adriana e Pierluigi moram neste belo apartamento que você vê abaixo, e que fica no bairro do Ipiranga, em São Paulo, há 2 anos e, há quase 5 meses, ganharam mais um morador, o Matteo. Vem ver:

Hypeness (H) – Se pudesse descrever a sua casa hoje em poucas palavras, como descreveria?

Adriana e Pierluigi (AP) – Um pouquinho da Itália, um pouquinho do Brasil e muito do Caminho de Santiago. O que mais ouvimos dos nossos amigos quando nos visitam é que aqui é a nossa cara!

AdrianaRizzo2

H – Da onde surgiu a inspiração para a decoração do local?

AP – Principalmente, da nossa história. Somos apaixonados pelo Caminho de Santiago, por isso dedicamos uma parede inteira da sala às fotos feitas lá. O mais legal é que tem foto do dia em que nos conhecemos e que nunca poderíamos imaginar chegar até aqui.

O quadro que enfeita essa parede é uma foto que dividimos em três partes, na qual colocamos um poema que encontramos pelo Caminho (a foto foi feita pelo Piero enquanto pedalava durante o caminho).

AdrianaRizzo1

Todas as lembranças que trouxemos de lá resolvemos que não ficariam em uma caixa no guarda-roupa, mas fariam parte da decoração da casa. É uma forma de lembrarmos do que nos trouxe até aqui, de algum jeito isso nos inspira a querer cada vez mais criar novas histórias, sempre juntos! Por isso fizemos uma estante com nichos de madeira e colocamos as nossas credenciais (tipo um passaporte do peregrino. Todo o peregrino tem que ter a sua para poder dormir nos albergues, a cada albergue passado, um carimbo somado!). Também tem a nossa Compostela (que é tipo um “Certificado de conclusão do Caminho” que recebemos lá em Santiago, quase como um troféu pela peregrinação!) e as nossas vieiras (aquelas conchas que todo peregrino tem). Ah, e não podia faltar o bilhetinho de despedida que o Piero me deu, exposto em um porta-retrato (porque é claro que achávamos que nunca mais nos veríamos!).

Tem muitos detalhes, como um pergaminho, que compramos em Embu das Artes, com o mapa mundi desenhado (adoramos mapas) onde alfinetamos um coração (feito de biscuit por nós) na região do norte da Espanha.

AdrianaRizzo21

Um dos nossos passatempos favoritos é personalizar a casa com coisas que nós mesmos fazemos. Isso também nos ajudou na inspiração da decoração do nosso apê. Sentimos que faltava algo no meio da sala, de frente à mesa da varanda, daí encontramos uma fábrica que doava paletes. Fomos buscá-los, “demos um google” e transformamos um em uma mesinha de centro. Também não somos de desperdiçar garrafas e vidros de conserva, a gente enfeita ou usa como porta-foto!

AdrianaRizzo25

Os pregadores que prendem as fotos do Caminho na parede também foram todos enfeitados por nós, um a um. E lá, pertinho das fotos pintamos na parede a seta amarela, que guia todos os peregrinos.

H – Como foi o processo da reforma da casa para que ela ficasse como está hoje?

AP – Quando compramos o apê ele estava “peladinho”, no contra piso!! Foi uma maratona, mas em 3 meses conseguimos nos mudar.

Assim que entramos a primeira vez, o Piero decidiu que tiraríamos a porta que separa a casa da varanda! No começo estranhei a ideia, mas foi a melhor coisa que fizemos, porque ampliou a sala e interligou ainda mais sala-varanda-cozinha. O que ajudou muito a interligar os ambientes também foram os espelhos que colocamos na sala. Para ficar mais aconchegante, trocamos o piso frio da varanda por madeira de demolição e fizemos toda a sala e quartos também com piso de madeira. Subimos os tijolinhos em duas paredes.

AdrianaRizzo6

Na varanda deixamos um ar mais rústico, enquanto que na sala resolvemos pintá-los de branco, para ressaltar o nosso quadro da Itália (nosso xodó, já que o Piero trouxe na primeira vinda ao Brasil). Logo na entrada do apê, tem uma caixa de luz e não achávamos nenhum quadro legal para escondê-la, por isso resolvemos decorá-la! O lavabo veio com uma pia linda, que adoramos, então colocamos um espelho em toda a parede para valorizá-la.

AdrianaRizzo19

No quartinho do bebê, a frase na parede eu vi em um quadro e não resisti! Compramos as letras em madeira, eu me encarreguei de pintar e o Piero de montar na parede! Também decoramos o quarto dele com fotos penduradas em cordões coloridos, assim fica fácil de trocá-las de vez em quando. E com essa mania de personalizar tudo, nem o ursinho da porta da maternidade escapou: fizemos as bandeirinhas da Itália e do Brasil e hoje também enfeita o quartinho dele.

AdrianaRizzo15

No nosso quarto colocamos uma foto em preto e branco, presente de uma amiga nossa, com a iluminação feita de LED que deu um toque todo especial na foto.

H – Qual o cômodo preferido da casa? Por quê?

AP – Sem dúvida, é a varanda! Lá recebemos os amigos, comemos, ficamos de bobeira. É lá que ficamos a maior parte do tempo. Ela é muito luminosa de noite e de manhã sempre bate um solzinho gostoso. É muito convidativa.

AdrianaRizzo24

H – Qual o item de decoração que mais gosta na sua casa? Por quê?

É o pallet lilás, que preparamos com frases que realmente acreditamos. Tem muito de nós nele e foi o primeiro que criamos juntos, por isso ele é especial.

AdrianaRizzo10

AdrianaRizzo11

AdrianaRizzo13

AdrianaRizzo0

AdrianaRizzo3

AdrianaRizzo4

AdrianaRizzo5

AdrianaRizzo7

AdrianaRizzo8

AdrianaRizzo9

AdrianaRizzo12

AdrianaRizzo14

AdrianaRizzo16

AdrianaRizzo17

AdrianaRizzo18

AdrianaRizzo20

AdrianaRizzo22

AdrianaRizzo23

AdrianaRizzo26

Todas as fotos © Adriana e Pierluigi