Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 10 exemplos de como o design funcional pode transformar pequenos apês

por: Brunella Nunes

Publicidade Anuncie

A Seleção Hypeness de hoje aborda um tema que interessa pra muita gente: design funcional. Caso você ainda não saiba o que isso significa, saiba que esta categoria está cada vez mais falada dentro do mercado imobiliário, responsável por construir espaços cada vez menores para as pessoas morarem. O jeito é se adaptar e, pelo que parece, ninguém vai passar aperto.

Os ambientes pequenos também têm seu lado bom. No geral, são mais práticos, fáceis de limpar, possuem ambientes integrados e podem ser bem confortáveis. Prova disso nós já mostramos aqui, quando falamos sobre um apartamento de 39 m² em Nova York que foi super aclamado por conta da maneira inovadora de se ocupar e reinventar os cômodos.

Independente se você gosta de ambientes amplos ou não, a tendência é viver cada vez com menos, dando adeus ao consumismo, e consequentemente ocupando menos espaço. Com ajuda do design funcional e de muita criatividade, capaz de criar soluções incríveis para ambientes de todos os tamanhos, é possível adaptar o seu cantinho ao que lhe convém. Olha só:

1. Apartamento de 60 m² em Nova York

Este apartamento clean com toques de cor ganha espaço por meio de portas de correr, que acabam desempenhando papéis mais importantes do que simplesmente dividir ambientes. Olha só:

aptony

aptony2

aptony3

2. Rotor House

Com apenas seis metros quadrados, esta casa com design por Luigi Colani tem um cilindro giratório em seu interior, composto de cozinha, quarto e banheiro um tanto quanto futuristas.

casa9

casa9_1

casa9_2

3. Microstudio em Manhattan

O apartamento em Upper East Side, na cidade de Nova York, é confortável e organizado, com ideias simples colocadas em prática, como por exemplo, elevar a cama e poupar espaço na superfície.

4. Apartamento de 23 m² em Barcelona

Inspirado num barco, este estúdio planejado por Christian Schallert faz uso de diversas gavetas e armários para esconder todos os utensílios da casa e poupar espaços. A cama, por exemplo, fica debaixo da varanda, assim como o sofá e a mesa surgem em cena somente quando vão ser usados, criando assim um ambiente mega dinâmico.

aptobarcelona

aptobarcelona2

aptobarcelona3

5. Apartamento de 41 m² em Manhattan

Com re-design por Michael Chen e Kari Anderson, o pequeno apartamento em Nova York do professor Eric Schneider tem uma grande cama para se dormir a noite e muito espaço durante o dia. A solução encontrada para ampliar o ambiente foi embutir a cama no armário, que ainda auxilia na hora de manter todo o restante das coisas guardadas.

apto3

apto4

apto4_1

apto4_2

6. Protohaus

Pequenina e aparentemente muito confortável, esta casa foi construída do zero para ser itinerante, ou seja, carregada por aí acima de duas rodas e presas ao carro. A construção preza pela sustentabilidade, funcionalidade e estética, sendo fabricada principalmente a partir de materiais reciclados e recuperados.

ProtoHaus

apto5_1

apto5

7. Apartamento de 31 m² em Hong Kong

Este espaço inovador é totalmente mutável, podendo ser transformado em até 24 configurações diferentes de acordo com o gosto do morador. Chamado de “Domestic Transformer“, o lar do arquiteto Gary Chang se transforma por meio das paredes móveis.

aptohk

aptohk3

aptohk2

8. Casa de 48 m² em Coromandel, na Nova Zelândia

Planejada pelos arquitetos da Crosson Clarke Carnachan, esta simpática casa une o rústico com o moderno e tinha como premissa ser pequena, simples e funcional. O espaço, com cozinha, copa, banheiro, duas áreas para dormir e sala, acolhe até uma família de cinco pessoas.

apto6_2

apto6

apto6_1

Fotos © Jackie Meiring

9. Apartamento de 41 m² em Vaasa, na Finlândia

Este iluminado, moderninho e tranquilo apartamento tem um planejamento bem interessante, onde tudo se encaixa perfeitamente. A sala de estar é decorada com um longo sofá, enquanto o quarto conta com cama quase rente às paredes laterais e armários acima dela, aproveitando o espaço.

aptovaasa

aptovaasa3

aptovaasa2

10. Apartamento de 60 m² com design assinado por Vlad Mishin

Bem contemporâneo e um tanto quanto sofisticado, este apartamento faz uso de seus espaços também através de portas e divisórias, que acabam servindo como estantes. Os painéis de madeira com design diferenciado acabam integrando-se ao espaço, fazendo as honras de decoração.

apto2

apto3

Fotos via

faixa-selecao-hypeness


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.