Seleção Hypeness: 25 lugares para veganos e vegetarianos serem felizes em SP

Cada vez mais, as pessoas têm buscado por uma alimentação mais equilibrada, orgânica e saudável. A boa notícia é que para vegetarianos e veganos, que vão além da saúde e acrescentam valores éticos em sua dieta, estão aumentando as chances de encontrar comida parcialmente ou totalmente livre de origem animal sem maiores frustrações. Na Seleção Hypeness de hoje mostramos alguns restaurantes e cafés em São Paulo onde este tipo de público e simpatizantes podem ser felizes.

É fato que nem todo vegetariano ou vegano é saudável, mas a tendência a se tornar uma pessoa que se alimenta melhor é muito maior, até porque fibras e proteínas têm de ser adaptadas a quem não ingere carne e derivados. Os celíacos, alérgicos a glutén, os intolerantes a lactose e a galera fitness também encontra dentro deste tipo de dieta uma boa solução para suas restrições alimentares.

Os costumes têm, no geral, se transformado. Comer em casa ou comer com responsabilidade, respeitando e estando atento a origem e qualidade dos alimentos, se tornou um ato político e movimento social. Isso aumenta, pouco a pouco, as chances de nos livrarmos dos terríveis agrotóxicos, por exemplo, como já revelamos nesta matéria especial.

Um dos paraísos é a Zona Cerealista, na região central de SP, onde há grande oferta de grãos, cereais, temperos, farinhas, chás, frutas secas e muito mais, bem ao lado do Mercadão. Serviços de delivery de comida saudável e/ou vegana também surgem com força, principalmente com a ajuda das redes sociais. Hoje existem também excelentes marcas para encomendar doces e salgados para festas.

Quem não quer cozinhar sua própria comida pode recorrer aos inúmeros restaurantes e cafés “veggie” e “vegan friendly” ao redor da cidade. O site da campanha Vista-se disponibiliza um mapa com alguns estabelecimentos, o que é bem útil na hora da fome, independente de onde você esteja. Sem mais discursos, vamos ao o que interessa: matar a fome!

1. Tradicional Casa do Mate

O estabelecimento, na Av. São João, é ideal para mordidas rápidas. Há uma grande variedade de salgados veganos e comida saudável, que podem ser acompanhadas por um copo de mate fresco ou açaí.

tradicional casa do mate

tradicional casa do mate2

2. Dona Vitamina

Focado em alimentação saudável, prepara receitas com ou sem carne, entre café da manhã e almoço. Tapiocas, cremes, massas integrais e saladas de frutas são algumas das opções no menu.

dona vitamina2

dona vitamina

3. Encanto Natural

O ambiente do Encanto Natural é uma atração a parte: tem jardim, livraria e brinquedoteca para os pequenos. Do restaurante saem pratos elaborados para cada dia da semana, como batata recheada com creme de gorgonzola e arroz e ravióli recheado com abóbora. O menu sempre conta com uma opção vegetariana deliciosa e uma sobremesa.

encanto natural2

encanto natural

4. Gopala Madhava

Há mais de 20 anos em São Paulo, o restaurante focado em cozinha lacto vegetariana contemporânea leva fama entre o público. O toque especial das receitas fica por conta de alguns elementos da culinária indiana, como o ghee, a massala e o dahl. O local serve duas opções de refeição com salada, prato principal, suco e sobremesa.

gopala2

gopala

5. Super Natural

Um espaço agradável divide um empório, um café e um restaurante no final da rua Augusta, sentido Jardins, e em Perdizes. Café orgânico, sucos naturalmente coloridos e detox, bolinhos integrais e cheios de castanhas antioxidantes saem da cafeteria. Vegetarianos, veganos e oportuníveros aproveitam o buffet diário, com receitas criativas e frescas.

supernatural

supernatural2

6. Vegacy

Um dos mais famosos da cidade, é frequentado por um público jovem e mantém clientes bem fiéis na carteira. O serviço de bufê serve alguns pratos como macarrão com proteína de soja e berinjela à milanesa. Além disso, também funciona como lanchonete, com oferta de lanches no prato, porções, bolos, wraps, beirutes e sucos.

vegacy

7. Maoz Vegetarian

Importada da Holanda, a rede de fast food vegetariano tem unidade na rua Augusta e serve batatas belgas, hommus no prato com pão pita integral ou palitos de cenoura e pepino, falafel, saladas, entre outros. Há também como pedir combos, assim como em qualquer outra lanchonete fast food.

maoz2

maoz

8. Delicari

A Delicari fabrica iogurtes e sorvetes utilizando apenas ingredientes naturais, sem a presença de sabores artificiais, conservantes, corantes ou espessantes. Além de disponibilizar o produto em algumas lojas, como a Super Natural, tem loja própria na Vila Nova Conceição. Entre os sabores, baunilha, cacau, maracujá, morango com damasco, entre outros.

delicari

9. Barão Natural

Com três unidades em SP, o Barão Natural conta com cardápio do dia diferente em cada uma das casas, sempre com duas opções bem servidas no prato e buffet de saladas à vontade. Para beber e se refrescar, é uma boa ideia se servir do chá mate gelado, com ou sem limão.

baraonatural

barao natural

10. Quitanda

Mistura de quitanda com restaurante, este simpático espaço em Pinheiros serve refeições orgânicas caprichadas e saudáveis, muitas vezes sem carne. O espaço conta com adega, mercearia, padaria e outras seções cheias de delícias.

quitanda

11. Apfel

Com dois endereços na cidade, o restaurante vegetariano tem mais de 25 anos de história e trabalha com produtos orgânicos. Sendo assim, o menu de dia respeita a produção sazonal dos alimentos e a preservação dos recursos ambientais. A unidade centro conta com bufê enquanto no Jardins servem pratos como moqueca de tofu, nhoque de beterraba, vatapá e feijoada vegetariana.

apfel2

apfel

12. Casa Prema

O local funciona como restaurante lacto-vegetariano e o espaço de ioga numa charmosa casinha em Pinheiros. O buffet por quilo conta com comida caseira e os pratos mais famosos da casa são a feijoada vegetariana, o nhoque de batata e o vatapá de algas.

casa prema

13. Casa Jaya

A Casa Jaya já apareceu por aqui em outras Seleções Hypeness. Além de ser um espaço eco cultural focado no bem estar, é conhecido pelo almoço servido diariamente e as delícias saudáveis que saem da lanchonete, como saladas, tapiocas, hambúrgueres e açaí. A pizzada vegana, 100% vegetal e orgânica, rola todas as sextas-feiras, à noite.

casajaya

casa jaya

14. Chácara Itaí

Num ambiente com pé-direito alto, teto retrátil e iluminação natural, este espaço no Itaim Bibi conta com menu diário, composto por dois pratos principais acompanhados por uma salada e uma proteína (carne, peixe ou frango) ou uma massa. Quem desejar, pode ainda optar por uma salada maior e mais elaborada acompanhada de um assado. O menu do dia fica na home do site e o preço varia de acordo com a quantidade de acompanhamentos.

chacara itai

chacaraitai

15. Veggies na Praça

O food truck, lançado há pouco tempo, conta com opções que variam de semana a semana. Fazem sucesso por onde passam as saladas no pote, o medalhão de cogumelos com molho de pimenta verde, a berinjela a parmegiana, a moqueca de legumes e farofa com castanhas, o strogonoff de cogumelos, o risoto crocante com molho de queijo gruyère, os pastéis de queijo, tomate e orégano ou de carne de soja com azeitonas e o veggie burger à base de grãos e legumes no pão de hambúrguer integral com gergelim.

veggies2

veggies

16. Goshala Restaurante

Com cozinha lactovegetariana, o restaurante preza por pratos com grãos, cereais, legumes, verduras, frutas frescas e secas, ervas, lácteos e especiarias, entre outros. Entre as receitas, risoto de arroz arbório integral com goji, espinafre orgânico, leite de coco e avelãs, e massa artesanal sem ovos recheada de queijo burrata e limão siciliano servida com molho de tomates

goshala2

goshala

17. Lar Vegetariano

Com foco em ser não só vegetariano, mas 0% lactose, o restaurante no bairro Pompéia conta com buffet e serve salgados tradicionais como esfihas, quiches e tortas, feitas com ingredientes orgânicos e veganos. A casa ainda conta com pizzaria, com pizzas feitas de tapioca e massa comum, fazendo até delivery aos fins de semana.

larveg2

lar vegetariano

18. Pão – Padaria Artesanal Orgânica

Além de deliciosos pratos durante o café da manhã – que se estendem ao longo do dia -, a padaria serve sanduíches e tartines, salgados, como a torta rústica de shitake, cebolas caramelizadas e queijo emmental, e doces. São cinco unidades em SP, sendo duas delas dentro de shoppings.

pao

pao2

19. Taste and See

Próximo a estação de trem Vila Olímpia, o restaurante lactovegetariano tem cardápio diário que dá preferência aos veganos. O serviço à la carte conta com quatro opções de pratos, com salada de entrada, uma sobremesa e água cortesia. Além disso, serve café da manhã, doces, smoothies e lanches.

taste and see2

taste and see

20. Stuzzi Gelateria

A Stuzzi, marca italiana de gelatos, é um paraíso para os vegans, que não comem absolutamente nada de origem animal. Além de sorvetes com sabores deliciosos, feitos à base de água ou leite de amêndoas (sinalizados com uma plaquinha dentro do freezer), servem espresso e capuccino com leite de castanhas, frapê vegano e outras bebidas difíceis de se achar por aí. A casa tem duas unidades em SP, na Vila Madalena e Campo Belo.

stuzzi

stuzzi2

21. VegeTao

Num ambiente gostoso, a casa se baseia em cardápios diários com receitas mais gostosas ainda, como o Vegan-Cassoulet de grão de bico, arroz, aloupatra e couve; a feijoada vegetariana; o Malfate de espinafre (tipo um nhoque grande com ricota e espinafre), arroz, lentilha e salteado de legumes; moussaka com couve ou quiche integral de shitake e salada com cuscuz marroquino. Além disso, oferece cursos e abre para eventos.

vegetao2

vegetao

22. Le Manjue

Na Vila Nova Conceição, o belo restaurante conta com uma horta orgânica e, sendo assim, tem algumas opções veggie e vegan interessantes. Os alimentos, isentos de agrotóxicos, chegam à mesa com ou sem carne, mas sempre com receitas bem saudáveis, como a moqueca feita com banana da terra. A novidade é que vai abrir uma unidade no Leblon, no Rio de Janeiro, com previsão de abertura no final de 2015.

le manjue2

lemanjuemoqueca

23. Goa Vegetariano

O ambiente agradável é só uma das qualidades do Goa, restaurante ovolactovegetariano. Entre os pratos, abobrinha assada com shimeji branco orgânico e proteína de soja, acompanhada de escarola orgânica refogada no azeite e arroz integral com quinua e erva doce. Hmmmm!

goavegetariano2

goavegetariano

24. Banana Verde

Numa rua tranquila e arborizada na Vila Madalena, o restaurante preza pela cozinha natural contemporânea, sem carne, mas com potencial para satisfazer paladares exigentes. Bobó de cogumelos, quiches e risotos são alguns dos pratos do menu.

banana verde2

banana verde

25. Taioba Gourmet

Mais um espaço na Vila Madalena, desta vez servindo pizzas, com opções sem glúten, sem lactose, vegetariana e vegana.  Entre os sabores, abobrinha com tofupiry – a versão vegana do catupiry -, shimeji e shiitake com Mandiokejo e alcachofra com tofupiry chegam em redondas bem recheadas, como deve ser a autêntica pizza paulistana.

taioba

Todas as fotos: Divulgação

faixa-selecao-hypeness