inspiração

10 iniciativas inspiradoras que provam que é possível mudar as cidades para melhor

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

Quem vive nas grandes metrópoles acaba perdendo boa parte do tempo, e da vida, reclamando sobre seus inúmeros defeitos e falhas. Acontece que esperar as coisas melhorarem sozinhas não é solução pra ninguém. Então a ideia é se mexer? Sim! Por isso, selecionamos 10 iniciativas #DaPraSerAssim em São Paulo e no Rio de Janeiro pra te inspirar a colocar a mão na massa por uma cidade melhor.

Entre Sampa e Rio você encontra um montão de gente focada em boas práticas, mostrando  que podemos ser a mudança que queremos ver no mundo. Com espírito coletivo, respeito, cidadania e responsabilidade, estas são apenas 10 das muitas outras coisas bacanas que tem rolado por aí. Olha só:

1. Rio Eu amo Eu Cuido

Formado por voluntários, antes de mais nada, apaixonados pelo Rio, o movimento visa conscientizar os cariocas e entusiastas da cidade maravilhosa da importância dos pequenos gestos que estão ao alcance de todos e são capazes de transformar a cidade. Com o lema “não basta amar, tem que cuidar”, eles espalham boas práticas como o de que lixo se joga no lixo, não fazer fila dupla no trânsito e etc.

coletivo

2. Coletivo Muda

O coletivo formado por designers e arquitetos “vê a cidade como um laboratório de transformação”, aí vem o nome Muda, de mudança. Com intervenções urbanas associadas à arte de rua, o grupo faz uso dos espaços públicos para as mais variadas manifestações que mudam a cara do Rio. As obras feitas com azulejos coloridos não trazem só beleza, mas um sorriso no rosto de quem as vê.

coletivo2

3. Mapas Coletivos

Esta é uma forma bem simples de se colaborar. O Mapas Coletivos é uma plataforma digital para criação de narrativas colaborativas, onde qualquer pessoa pode publicar dados e histórias, além de pesquisá-las nos mapas customizáveis, divididos por temas. É a junção de cartografia digital, compartilhamento de dados e jornalismo-cidadão pelo Brasil todo.

coletivo-3

4. SampaPé

Numa cidade onde o trânsito é cada vez mais caótico, por que não curtir os fins de semana a pé? Este é o propósito do SampaPé, coletivo que promove passeios por SP, apresentando uma cidade criativa com uma forte consciência social, cultural, histórica, ambiental e pessoal. Falamos mais sobre eles aqui.

coletivo4

5. Ciclocidade

A Ciclocidade é uma associação sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável, baseada na igualdade de acesso a direitos, promovendo a mobilidade e o uso da bicicleta como instrumento de transformação. O grupo promove também oficinas em prol dos ciclistas, como a Mão na Roda, de manutenção de bikes, em SP.

coletivo5

6. Descola

Com a proposta de ser uma escola desconstruída, a ideia é trazer uma nova forma de aprendizado a partir da exploração de diferentes temas. A Descola traz à tona temas atuais para seus cursos virtuais, pagos ou gratuitos, nas áreas de tecnologia, criatividade e negócios.

coletivo6

7. Horta do Ciclista

Em plena Av. Paulista, em SP, ciclistas se reuniram para montar uma horta na chamada Praça do Ciclista, altura do metrô Consolação. Para mantê-la firme e forte, são realizados mutirões todo primeiro domingo do mês onde todo mundo leva uma mudinha – desde que não seja de árvore – para plantar e esperar a magia acontecer.

coletivo7

8. Satrápia

Esta é uma agência de benfeitorias direcionadas exclusivamente para cidades, que fica no Rio. A ideia é melhorar os espaços urbanos através do apoio da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil em projetos criativos e impactantes para todos. E como isso acontece? Por exemplo, na ativação positiva de uma praça abandonada, de uma quadra em uma comunidade carente, onde as marcas podem se expor ao mesmo tempo que colaboram. Abaixo, o grupo colocou um ninho com livros para as pessoas pegarem.

coletivo8

9. Minha Sampa e Meu Rio

A Rede Minha Sampa é formada por milhares de paulistanos, de certidão e de coração, que acreditam na construção de uma São Paulo melhor, e o mesmo acontece com o Meu Rio, berço do movimento. Focando em políticas públicas, o Minha Sampa conseguiu, em fevereiro de 2014, ganhar forçar com o projeto “Abusadores, Não Passarão”, contra assédio nos transportes públicos da cidade. A ação rendeu uma campanha que até hoje está estampada no metrô.

coletivo9

10. Cidade Democrática

Com a ideia de transformar vontades em resultados, o Cidade Democrática é uma plataforma de inovação aberta para temas públicos, que investe na cooperação entre agentes de transformação. Ou seja, dentro dela você pode apontar problemas, criar propostas e contar com a colaboração coletiva para ajudar a resolver questões públicas. É um laboratório online em prol de resoluções reais, envolvendo cidadania e participação popular.

coletivo10

Depois de tantas ideias e projetos inspiradores, pode ser que você mude sua visão sobre a cidade e até passe a gostar mais dela. E aí, você já está pronto para fazer o certo?

A Live TIM acredita que #DaPraSerAssim: verdadeiro, transparente e responsável. Baseada nestes valores, a empresa já deu a largada na sua jornada e convida a todos para fazer o mesmo. Para saber mais das iniciativas apoiadas pela Live TIM, conhecer o manifesto e se inspirar com esta causa, acesse aqui.

Todas as fotos: Divulgação

artigo_patrocinado


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.