Índia tem projeto de trem que faz uso de energia solar

Se tem uma coisa que tem de sobra na Índia é sol. Por lá, o céu está sempre aberto e os raios solares castigam quem anda pelas ruas. Nos últimos anos, o governo indiano tem se mobilizado para transformar isso em energia limpa, barata e abundante, com auxílio da tecnologia das placas fotovoltaicas. Em um projeto recente, a ideia é usar o teto dos trens, meio de transporte muito comum por lá, como base das placas, transformando os raios solares em energia a ser usada pelos próprios vagões.

Segundo o Ministro das Ciências e Tecnologia, Harsh Vardhan, o projeto foi inspirado pelo avião suíço Solar Impulse, que funciona exclusivamente com energia solar. No caso dos trens, o uso de diesel não será totalmente substituído, mas a energia limpa será usada em conjunto, suprindo até 15% da necessidade energética dos vagões. Estima-se que com isso o consumo de diesel seja reduzido em 90 mil litros por ano, diminuindo também a emissão de dióxido de carbono em mais de 200 toneladas neste mesmo período.

Outra característica importante do projeto é que os trens funcionarão como plantas solares móveis, já que quando a energia limpa não for utilizada pelo trem, ela poderá ser remanejada para a malha energética das cidades. Os testes em um trem piloto já começaram ser feitos.

solar-powered-trains

solar-powered-trains2

solar-powered-trains3

solar-powered-trains5

Todas as fotos © Anil Kumar Chhatri, Northern Railways