Designer se inspira na avó para criar louças que ajudam doentes com Alzheimer

Geralmente, as maiores invenções são aquelas que ajudam a solucionar algum problema comum ao dia-a-dia de muitas pessoas. E esse é certamente o caso do conjunto de utensílios de mesa EatWell, criado pela designer industrial Sha Yao para ajudar pacientes com Alzheimer a se alimentar mais facilmente.

A ideia para o projeto surgiu quando a avó de Sha Yao foi diagnosticada com Alzheimer. Desde então, a designer decidiu se tornar voluntária em um centro de atendimento ao idoso e passou a conviver com as dificuldades enfrentadas por pacientes que sofriam com a doença ou com deficiências cognitivas parecidas.

A dificuldade de se alimentar sozinhos chamou a atenção de Sha Yao, que decidiu que poderia desenvolver utensílios que facilitassem o processo de alimentação para estas pessoas. Com isso surgiu o Eatwell, um conjunto de pratos, copos e talheres pensado especificamente para quem sofre com estes problemas.

kit0

Todos os aspectos do conjunto foram pensados para facilitar a alimentação: cores, formas e materiais foram de grande importância para melhorar a experiências dos pacientes ao se alimentar. Os potes de comida possuem um ângulo de 90º no qual a colher se encaixa perfeitamente, permitindo mais facilidade na hora de comer. Além disso, os copos e canecas ganharam reforço na parte inferior, o que evita que sejam derrubados com facilidade.

Os produtos obtiveram financiamento coletivo através da plataforma Indiegogo, onde ainda é possível adquirir um kit através de um investimento mínimo de U$ 55 (R$ 190) para o kit de quatro peças. Além de tudo, o conjunto conquistou o prêmio máximo de 2014 no Stanford Design Challenge.

Confere só os detalhes do produto no vídeo abaixo (em inglês):

EatwellDemencia2

EatwellDemencia1

EatwellDemencia4

kit1 kit2 kit3 kit4 kit5 kit6 kit7 kit8 kit9

Fotos: Divulgação.