Fotografia

Estudante cria autorretratos íntimos para mostrar o que acontece quando entra em estado de depressão profunda

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Transtornos psicológicos ainda são vistos com desconfiança por pessoas que desconhecem as dificuldades de se passar por eles e acabam virando tabu. Isso faz com que quem sofre com doenças como depressão ou distúrbios alimentares, por exemplo, nem sempre se sinta confortável em falar sobre o assunto. Mas a arte pode ser uma saída para trazer mais consciência a respeito dessas questões.

Pensando assim e buscando inspirar pessoas que convivem com esses transtornos, a estudante holandesa Laura Hospes, de 21 anos, criou uma série de auto-retratos que buscam mostrar como uma pessoa com depressão se comporta a portas fechadas. A série foi inspirada na própria experiência de Laura, que foi internada em um hospital psiquiátrico após tentar se suicidar.

Com o nome de UCP-UMCG, inspirado no hospital em que esteve internada, a série mostra retratos em preto-e-branco dos momentos que passou na instituição e rendeu à Laura uma indicação entre os 50 melhores fotógrafos escolhidos pelo LensCulture Emerging Talent Awards em 2015. A jovem conta que começou a registrar esses momentos como uma maneira de expressar seus sentimentos para si mesma. Depois, decidiu utilizar as imagens como uma forma de inspirar outras pessoas que estiverem passando pela mesma situação.

Sem dúvida, as fotografias são de arrepiar:

laua11

laura1

laura2

laura3

laura4

laura5

laura6

laura7

laura8

laura9

laura10

laura12

laura15

Todas as fotos © Laura Hospes


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
A melancolia é a marca das fotos em preto e branco da cantora Patti Smith