Sustentabilidade

Tucano ganha prótese artificial inédita no Brasil para reconstrução do bico

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

Mais do que um adorno, o bico é uma parte essencial para os tucanos, que precisam dele para se alimentar. Mas o que acontece quando um animal da espécie perde metade do bico ao se chocar com a janela de um edifício? Aqui no Brasil ele já pode receber uma linda prótese criada com a ajuda de uma impressora 3D.

A primeira cirurgia do gênero acaba de acontecer em Jundiaí, no interior de São Paulo, conforme noticiou o G1. A prótese foi impressa em Santos e a cirurgia de implantação durou cerca de uma hora e contou com a participação de seis pesquisadores.

tucano1

A prótese foi impressa utilizando um material conhecido como PLA e todo o processo foi planejado em pouco mais de duas semanas, contando inclusive com a ajuda de um designer para a reconstrução do órgão. A técnica é conhecida como fotogrametria e já é bastante utilizada por arqueólogos para reconstruir crânios, cenas de crimes e até mesmo construções.

tucano2

Fotos: Roberto Fecchio / Arquivo Pessoal.

Esse tucano não conseguia comer, então, se não fizéssemos a operação ele literalmente morreria de fome. Tínhamos que pensar em algo que o ajudasse“, conta o médico veterinário Roberto Fecchio, especialista em tratamento odontológico de animais selvagens. Segundo o médico, o tucano voltou a comer logo após a cirurgia, o que demonstra que a operação foi um sucesso.

comendo-tucano

Imagem: Roberto Fecchio / Arquivo Pessoal.

tucano4

Imagem: Cícero Moraes / Arquivo Pessoal.

tucano5

Foto: Paulo Miamoto / Arquivo Pessoal.

A matéria abaixo, feita pelo SBT, explica melhor a história:

[via G1 e SBT]


Redacao_Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Projeto de lei quer proibir agricultores de produzir, armazenar e distribuir sementes