sustentabilidade

“Airbnb dos refugiados”: site une migrantes e pessoas dispostas a compartilhar suas casas

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

As imagens do desespero dos migrantes em fuga da guerra em seus países de origem têm chocado o mundo (a da criança síria na praia é uma das mais recentes). E, se existe alguma coisa que podemos aprender com elas, é que é essencial unir esforços, aproximar pessoas, ao invés de propagar o ódio, como tem acontecido em países como os Estados Unidos, que querem construir até mesmo um grande muro na fronteira com o México, ou a Alemanha, em que ataques contra não-europeus têm se tornado notícia rotineira.

Felizmente, em meio a tanta intolerância, um projeto alemão quer mostrar que ainda há empatia e amor por lá. Trata-se do Refugees Welcome, uma espécie de Airbnb dos refugiados. O serviço busca conectar imigrantes a alemães dispostos a oferecer abrigo digno a essas pessoas. Até agora, mais de 700 pessoas se disponibilizaram a receber refugiados e 26 deles, entre afegãos, nigerianos e sírios,  já estão abrigados em moradias alemãs. Para a surpresa dos desenvolvedores, há mensagens de todas as partes da Europa de pessoas que querem ajudar os refugiados e a expansão do serviço é uma possibilidade.

Um dos anfitriões é o professor Johann Schmidt, que divide seu apartamento com um iraquiano desde novembro de 2014. “Azad me conta sobre seu país o tempo todo e consegue explicar o contexto da situação em seu país usando termos simples. Eu já aprendi um bocado com ele e gosto muito de ouvir suas histórias“, contou ao The Guardian. O pagamento pela hospedagem é feito a partir de doações para o site e também para centros de atendimento aos refugiados.

refugiados

refugiados2

refugiados3

refugiados4

refugiados5

refugiados6

Todas as fotos via Refugees Welcome


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.