Doméstica junta R$ 150 mil para transformar sua casa e projeto ganha prêmio internacional

UPDATE: O Hypeness deu esta notícia em 1 de setembro de 2015, quando a casa de Dona Dalva, na zona Leste de São Paulo (SP), que corria risco de desabamento, foi transformada em uma linda casa pela equipe do Terra e Tuma Arquitetos. Agora, passados 5 meses, é com alegria que atualizamos a notícia para dizer que o grupo ganhou a categoria Casa do prêmio internacional Building of the Year 2016. Vale a pena rever essa transformação:

Boas soluções de arquitetura nem sempre exigem grandes orçamentos. Prova disso é o trabalho que o escritório Terra e Tuma fez com a casa da Dona Dalva, na Vila Matilde (SP). Com risco de desabamento, o imóvel apresentava problemas de estrutura e salubridade: um baita desafio para o coletivo, que se propôs a demolir a construção e dar início a uma nova casa, projetada do zero para ser boa, bonita e barata.

Usando uma estrutura com blocos aparentes, a obra deu à luz um espaço com sala, lavabo, cozinha, área de serviço, suíte e até uma pequena horta. Com ares contemporâneos, o grande charme da construção fica por conta de um pátio interno, que conecta a sala aos quartos. Bem ventilada e com muita iluminação natural, o projeto é a prova de que soluções arquitetônicas inteligentes para famílias de baixa renda são mais do que possíveis.

Vem ver o resultado:

terra-tuma4

terra-tuma2

terra-tuma3

terra-tuma5

terra-tuma6

terra-tuma7

terra-tuma8

terra-tuma9

terra-tuma10

DonaDalva1

terra-tuma12

terra-tuma14

terra-tuma16

terra-tuma17

DonaDalva2

terra-tuma18

Todas as fotos © Pedro Kok