Conheça a maior impressora 3D do mundo capaz de construir casas usando materiais orgânicos

As impressoras 3D estão com tudo no mercado e já foram usadas para produzir uma grande diversidade de itens: desde uma coleção de moda até mesmo a impressão de rostos em panquecas. Agora, a tecnologia poderá ser aplicada também à construção civil – e o melhor: usando matéria orgânica para construir casas.

A ideia partiu de uma empresa de engenharia italiana como parte do projeto World’s Advanced Saving Project (WASP). Considerada a maior impressora 3D do mundo e chamada de Big Delta, ela tem 12 metros de altura e sua tecnologia foi inspirada na vespa de oleiro, um inseto que constrói seu ninho depositando camadas de lama uma em cima da outra.

A Big Delta busca ajudar comunidades pobres na construção de residências e deve ser usada principalmente em regiões com pouca energia ou vítimas de desastres, tendo um custo de produção próximo do zero. A matéria prima utilizada nas construções consiste em barro, argila ou fibras naturais, tendo o cimento como aditivo químico para garantir a consistência do material. Além disso, as casas construídas com a tecnologia utilizam uma estrutura de metal de 6 metros de diâmetro.

Dá o play para ver o funcionamento:

3d

3d2

3d3

3d4

3d5

3d6

3d7

Todas as fotos via