Favela de SP terá cartão de crédito próprio pra incentivar consumo e empreendedorismo local

Mais de 100 mil pessoas vivem na favela de Paraisópolis, em São Paulo. A qualidade de vida dos habitantes da região nem sempre é a melhor, mas um projeto busca incentivar o consumo local, permitindo que o dinheiro gire dentro da própria comunidade, melhorando assim a vida dos moradores.

A proposta é a criação de um cartão de crédito próprio para utilização no comércio local, que já ganhou o apelido de Nova Paraisópolis. O cartão foi produzido em parceria entre a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) e a Mais Fácil Administradora de Cartões de Crédito e deve começar a ser utilizado ainda este mês.

paraisopolis1

Foto © Francisca Rodrigues

Essa é uma forma criativa de incentivar o empreendedorismo dentro da comunidade e pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de uma moeda local. A ideia surgiu após as empresas constatarem que grande parte dos moradores da comunidade não tinha acesso a cartão de crédito. Dessa forma, além de oferecer o cartão, as entidades prometem também disponibilizar cursos de educação financeira, para estimular o uso consciente do crédito.

Mas há também outros benefícios para a população: o cartão dará descontos em compras feitas no comércio do bairro e uma parte dos valores movimentados será investida em projetos sociais para a comunidade.

paraisopolis2

paraisopolis5

paraisopolis4

paraisopolis3

Fotos © Carolina Garcia / iG São Paulo

paraisopolis6

Foto © Roberto Trumpauskas