Arte

Projeto utiliza azulejos coloridos para revitalizar bairros periféricos de SP

por: Brunella Nunes

Publicidade Anuncie


O tempo e o desgaste acabam destruindo muitos dos espaços públicos de São Paulo. A Prefeitura não dá conta de tudo e por sorte surgem coletivos de intervenção urbana e artística incríveis, como o Ateliê Azu, que revitaliza os bairros com azulejos coloridos, inovando e embelezando os cantos da cidade.

Em 2008, o artista plástico Elcio Torres conheceu a Vila Santa Inês, bairro periférico na Zona Leste da capital, e ali quis encontrar uma maneira de contribuir com o seu trabalho em cerâmica artesanal. Foi então que passou a ensinar moradores da região as suas tradicionais técnicas de artesanato, com o intuito de dar nova vida aos espaços públicos, levando cores e formas para os locais.

Focado em negócios sociais, conhecimento aberto, trabalho coletivo, espaços e fluxos sociais e transformação da cidade a partir da periferia, nasceu o Ateliê Azu. Os azulejos artesanais pretendem chamar a atenção da população para a periferia, atraindo olhares pelo meio artístico. Torres acredita que a região tem muito potencial turístico e cultural com a ajuda dos painéis que a enfeitam.

Atelie Azu3

Um dos espaços mais conhecidos que foram transformados pelo grupo são as Escadaria Monte Alegre e uma escadaria na Vila Madalena. A Praça Dona Neusa também é um ótimo exemplo de intervenção urbana, pois foi totalmente modificada e hoje é certamente um dos lugares mais legais da metrópole.

Na favela, Torres ainda conheceu seu sócio, o artista e estudante de artes visuais Leandro Araujo. A dupla segue impactando a cidade positivamente e empoderando moradores da comunidade. Mais um trabalho que é um colírio para os olhos no meio do caos paulistano.

Atelie Azu2

Atelie Azu

Foto © Nicolas Palacin

Atelie Azu6

Atelie Azu4

Atelie Azu7

Atelie Azu12

Atelie Azu9

Atelie Azu16

Atelie Azu15

Atelie Azu19

Atelie Azu17

Atelie Azu20

Atelie Azu28

Atelie Azu27

Atelie Azu13

Atelie Azu23

Foto © Maira Sera

Atelie Azu26

Atelie Azu18

Atelie Azu11

Atelie Azu8

Atelie Azu21

Todas as fotos: Reprodução

*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Natura, que criaram um canal especial para incentivar as pessoas a se apropriarem da cidade através da arte e das intervenções urbanas. Veja todos os posts do canal aqui. #urbanorecria #arteurbana


Brunella Nunes

Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Estes são os 15 documentários pré-selecionados para o Oscar 2018