10 dicas básicas para quem quer melhorar (e inovar!) suas fotografias

Férias, Natal, festas de Ano Novo. Essa é a época do ano que mais tiramos fotos. São viagens, encontros em família, amigos. Por isso, o Hypeness trouxe 10 dicas para você fazer bonito nos seus cliques e registrar esses momentos com maestria.

Para cumprir essa missão contamos com a ajuda da Canon College, plataforma de ensino da Canon que traz essas e muitas outras dicas para aproveitar o máximo da sua câmera e dar aquele toque profissional às suas fotografias.

1. Arrase nas paisagens

Para quem vai viajar nessas férias essa dica é essencial, afinal sua fotografia precisa fazer jus àquelas paisagens paradisíacas que você vai visitar. Para deixar toda a paisagem em foco, deixe o diafragma mais fechado: f/8 é considerado a abertura mínima para fotos com muitos planos em foco.

Como uma abertura menor permite menos entrada de luz, é importante apoiar a câmera em um lugar estável para que a foto não saia tremida, uma vez que você terá de reduzir a velocidade de obturador, caso tenha pouca iluminação.

Arrase nas paisagens

2. Fotografe em preto e branco

Fotografias em preto e branco ganham um drama e uma poesia que em cores seria impossível. Por isso, é muito importante caprichar na composição. Evite muitos elementos, ou a foto pode ficar confusa.

Para transformar a fotografia em P&B você pode usar softwares de edição de imagens ou então optar por câmeras que já tiram as fotos em tons de cinza, como a Canon EOS Rebel T5i.

Fotografe em preto e branco

3. Brinque com o foco

Você pode explorar o desfoque para dar uma estética diferente às suas fotografias. Com uma abertura de diafragma grande, como f/2.8 por exemplo, você consegue menos nitidez em torno do ponto de foco.

A distância dos planos também influencia. Quanto mais longe o fundo estiver do ponto de foco, mais desfocado ficará. Aproxime a câmera do objeto para facilitar o processo.

Brinque com o foco

4. Dê movimento às suas fotos

Esse efeito é conhecido como panning e é muito usado por fotógrafos profissionais de esportes, mas nada impede você de usar nas suas fotografias.

A técnica é simples. Basta você acompanhar o movimento do assunto com a câmera. Uma pessoa correndo, por exemplo. Você foca a pessoa no centro da câmera e a segue com a lente. No momento certo você clica, ainda em movimento. Para um fundo borrado, use o modo TV da sua câmera com uma velocidade lenta, no mínimo 1/60.

Dê movimento às suas fotos

5. Fotografe à noite

Se você já tentou tirar foto da lua com seu celular sabe que é impossível. Para fotografias do céu, você precisa de uma câmera boa e muita paciência.

Para começar, saia da cidade. As luzes dos postes podem atrapalhar sua fotografia. Além disso, use um tripé. Para um bom resultado você precisa aumentar o tempo de exposição e com a câmera na mão você pode tremer.

Fotografe à noite

6. Seja espontâneo

Fotografias espontâneas são mais sinceras e divertidas. Mas para capturar o momento certo você precisa estar atento e conhecer bem seu equipamento.

Use lentes teleobjetivas. Elas permitem que você “chegue perto” do fotografado sem assustar ele com a lente. Mas o mais importante é se envolver. No começo todo mundo fica mais tímido na frente da câmera, mas com o tempo começam a se soltar e aí você pode aproveitar.

Seja espontâneo

7. Seja o primeiro da sua família a conseguir uma fotografia de fogos

Nas festas de Ano Novo todo mundo tenta tirar fotografia dos fogos de artifício, mas nunca sai do jeito que você imagina. Usando essas dicas simples você pode ter um resultado melhor.

Para começar, saia do automático. Programe sua câmera com um ISO 200, abertura ƒ/11.0 e velocidade de 4 segundos. Depois vá ajustando e experimentando aos poucos. Não use flash, a luz pode estourar na fumaça dos fogos, e use um tripé, ele é seu melhor amigo em fotografias de longa exposição.

Seja o primeiro da sua família a conseguir uma fotografia de fogos

8. Registre seu melhor amigo

Nem o coração mais duro resiste a fotografias de animais de estimação. Por isso capriche nas suas e faça do seu bichano um modelo de sucesso. Nossa dica é deixar o foco da sua câmera no rosto do pet e desfocar o fundo. Você pode fazer isso colocando sua câmera em modo retrato ou então deixando o diafragma bem aberto. É sucesso garantido.

Registre seu melhor amigo

9. Experimente novos ângulos

Mesmo uma cena comum pode ganhar um novo olhar quando você fotografa de outro ângulo. Nossa dica é explorar câmeras que possuem tela articulável, como a Canon EOS Rebel T5i, para experimentar novos enquadramentos.

Experimente novos ângulos

10. Capriche no pôr do sol

O pôr do sol já é um fenômeno espetacular, mas você pode deixar ainda mais bonito com essas dicas.

Para começar, procure um ângulo que tenha contraste entre o primeiro plano do fundo da foto. Configure sua câmera para que entre menos luz. Você pode usar um ISO menor ou até aumentar a velocidade do obturador.

Depois disso, explore sua criatividade. Você pode estourar o fundo e destacar a silhueta das pessoas, por exemplo.

Capriche no pôr do sol

Com essas dicas do Canon College, você está preparado para arrasar nos cliques e deixar o álbum de família ainda mais emocionante e bonito.

Ah, mais uma dica. Se você ainda não comprou seus presentes de Natal pode querer dar uma olhada na Canon EOS Rebel T5i. Uma câmera completa, que vai garantir um resultado ainda melhor nas fotografias. Com essas dicas e uma câmera como essa você vai arrasar no presente.

artigo_patrocinado