Estilo

Chega de Caveirão: conheça o Cinemão, que está levando cultura pra periferia do Rio de Janeiro

por: Paulo Moura

Publicidade Anuncie

Nesse mês de dezembro, um veículo de ocupação vai marcar território na comunidade da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. A ocupação, porém, não será do emblemático Caveirão do BOPE, mas do Veículo de Ocupação Tática da Cultura, vulgo Cinemão, que já anuncia sua próxima sessão: “Cidade de Deus – 10 anos depois”.

cinemao11-

À bordo de uma Ford rural modelo 1970 – equipada com um projetor, um telão inflável, sistema de som, cadeiras (e pipoqueira!) – Cid Augusto já promoveu, nos últimos 5 anos, a exibição de mais de 160 filmes nacionais, entre curtas e longas, nas ruas e vielas da periferia carioca. Segundo ele, cerca de 40 mil pessoas já compareceram a alguma sessão do Cinemão.

cinemao4-

cinemao6-

Além da exibição dos filmes, o projeto contempla oficinas de vídeo em parceria com a Universidade Federal Fluminense. Os moradores das comunidades passam por exercícios teóricos e práticos de audiovisual, com análise de trechos de filmes, atividades de sensibilização espacial e técnicas de produção. Foi justamente de uma dessas oficinas – realizada num complexo de comunidades em Santa Cruz, zona oeste do Rio – que nasceu o documentário Reta Joao XXIII.

cinemao12-

cinemao10-

Uma extensão das oficinas disponível gratuitamente é o aplicativo Cinemão, que permite ao usuário juntar fotos e músicas em um único vídeo e compartilhá-lo em formato de link nas redes sociais.

cinemao7-

Atualmente, Cid e seu Cinemão trabalham na montagem do longa Eleven, uma co-produção de 11 países que vai mostrar os efeitos do futebol na vida de onze crianças, com onze anos de idade, em onze regiões distintas. Toda a renda do documentário será destinada a instituições de caridade em cada um dos países participantes.

cinemao3

Todas as fotos: Divulgação


Paulo Moura

Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Este charmoso café parece ter saído diretamente do filme ‘O Grande Hotel Budapeste’, de Wes Anderson