Empresa cria tatuagens que vigiam sua saúde

Já pensou se a sua tatuagem, além de ajudar no estilo, também funcionasse como um dispositivo de monitoramento das suas funções vitais? Essa é a ideia por trás do projeto Tech Tats, idealizado pelos estúdios ChaoticMoon, uma empresa de tecnologia do Texas, EUA.

A ideia toda parte do uso de uma tinta eletrocondutora temporária conectada a um pequeno microcontrolador, chamado pela empresa de ATiny85. Esse dispositivo se conecta através de Bluetooth com o seu smartphone, fornecendo seus dados vitais em tempo real, como temperatura, frequência cardíaca, níveis de hidratação e muito mais. Essas informações podem ser utilizadas para a prática de esportes ou até mesmo para funções médicas.

Além de ser uma alternativa mais barata, leve e precisa para as pulseiras de monitoramento corporal, as Tech Tats podem ser uma ameaça à outro incômodo comum: aqueles tediosos e cansativos check ups médicos. Algumas horas usando essas tatuagens podem fornecer mais dados que qualquer exame de consultório.

unnamed-3

A empresa também estuda outras possibilidades de uso no futuro, como em exércitos, onde a tecnologia poderia identificar ferimentos, intoxicações ou até variações de humor dos soldados, e também com funções monetárias, já que as Tech Tats poderão transformar a pele do usuário em cartão de crédito, realizando transações bancárias através do toque.

unnamed-2

1218techtats01

Se você se interessou ainda terá que esperar um tempo para ter uma dessas na sua pele. O projeto está em fase de protótipo, mas a ChaoticMoon está em negociações para levar a tecnologia para o mercado em breve.

unnamed

unnamed-41

unnamed-1

Todas as fotos: Divulgação