Empresa suíça vai cultivar orgânicos no alto de prédios paulistanos, em 2016

A Urban Farmers é uma iniciativa suíça que deve chegar em breve a São Paulo, depois do sucesso em seu país de origem. O objetivo do projeto é produzir alimentos no ambiente urbano sem nenhum tipo de agrotóxico e evitando desperdícios.

A vinda da Urban Farmers ao Brasil aconteceu graças aos brasileiros Daniel Pacheco, Talita Marinho, que foram até a Suíça conhecer a ação, se apaixonaram e decidiram tentar trazê-la para um dos ambientes mais áridos e hostis das terras tupiniquins: a cidade de São Paulo.

Agora, o casal está acertando os últimos detalhes desse intercâmbio com o fundador e presidente da empresa, Roman Gaus, e busca terraços, no topo de edifícios, que comportem as instalações do projeto, e cujos proprietários tenham interesse em colaborar.

uf dentro

Para que as hortas urbanas sejam instaladas é preciso pelo menos 2 mil metros quadrados de área para a construção da estufa para o cultivo de vegetais diversos como legumes, frutas e ervas. No mesmo espaço, peixes são cultivados em tanques e a água com os resíduos dos animais é levada, por meio de tubos, até a plantação para adubá-la.

uf dentro 2

Completando o ciclo, as plantas filtram essa água, que volta para o tanque dos peixes. O resultado disso tudo são alimentos fresquinhos vendidos posteriormente para supermercados, restaurantes e consumidores diretos, que podem fazer encomendas e recebê-las em casa.

A novidade deve chegar a São Paulo em 2016.

telhados-industriais-sem-uso-fazendas-urbanas-suica_2

uf dentro 3

uf dentro 4

uf dentro 5

Todas as imagens: divulgação