Menos é mais: blogueira brasileira se desafia a ficar um ano sem comprar roupas

Você já parou para contar quantas peças de roupa o seu guarda-roupa comporta? E, quantas delas você usa de fato? A jornalista e blogueira Daniela Kopsch acreditava que comprar roupas em lojas de fast fashion a ajudaria a economizar. Mas concluiu o contrário.

Após avaliar seus gastos no final do mês, Daniela tomou uma decisão: ela não só parou de comprar roupas, como decidiu passar um ano com as 50 peças que sobraram após uma seleção. As outras ela doou e o restante está à venda em bazares.

A partir do desapego, a jornalista criou um desafio para si: passar um ano vestindo unicamente essas roupas.

blogueira1

Ela relata a experiência em seu site Less Is the New Black (“Menos É o Novo Preto”), onde ela conta dia a dia sobre seus looks, além de oferecer dicas para o consumo de moda consciente. Em entrevista, Daniela conta: “Hoje, meu guarda-roupa cabe inteirinho na minha mala média. Muitas pessoas me perguntam se é difícil me vestir todo dia só com essas peças, mas a verdade é que reduzir o guarda-roupa só facilitou a minha vida […] Quando a gente muda um hábito na vida, percebe que consegue mudar muitos outros. É um sentimento de poder muito libertador”.

Por isso, a blogueira compartilhou 5 motivos para qualquer pessoa fazer o mesmo:

LessBlack1

1. Dinheiro

Você sabe realmente quanto gasta com roupa ao mês ou ano? Tem alguma ideia do que seria possível fazer com esse dinheiro extra? A maioria das pessoas, compra por impulso e não controla os gastos, o que serve também como uma defesa para continuar comprando. Mas, em tempos de crise, a economia pode ser um argumento forte.

2. Confusão

Sexta-feira chegou, dia de curtir a balada com os amigos, você passa horas olhando o guarda-roupa e… descobre que não tem nada que goste. Para Daniela, o problema é que ter roupa demais torna tudo mais confuso.

3. Usando sempre as mesmas roupas

A blogueira conta que a maioria de nós repete sempre as mesmas roupas, alertando mesmo com uma estatística – a gente passa 80% do nosso tempo usando 20% das nossas roupas. Então para quê ter tantas? Vamos ficar pelos 20%?

4. Cumprir sonhos

Todos temos aquela viagem que gostaríamos de fazer, a peça de decoração que mudaria a cara da nossa sala, mas por alguma razão, nunca sobra dinheiro. Agora vai sobrar e você vai buscar felicidade e satisfação em outras coisas, materiais ou não.

5. Você não precisa!

Talvez você ainda não saiba, mas dá para viver com menos. Para Daniela Kopsch serão 50 peças. E para você? Aceita o desafio?

LessBlack2

LessBlack3

blogueira2

Todas as imagens via Facebook e Less Is the New Black