inspiração

Cineasta cria vídeo emocionante para mostrar as conquistas do irmão com Síndrome de Down

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Sabe uma daquelas coisas que você assiste assim, como não quer nada, e seu dia (ou até sua vida) muda completamente depois de apertar o play? Pois então, essa é uma das sensações que o Dayana desperta ao produzir o filme Mohamed, uma declaração de amor ao seu irmão que tem Síndrome de Down.

mohamed7

Os irmãos Leandro, Mohamed e Dayana

A jovem cineasta transformou seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em um trabalho totalmente dedicado a contar a história de vida de seu irmão caçula, Mohamed Dalloul.

O garoto, que ainda cursa o ensino médio, sonha em ser fotógrafo. No início, ela mostra algumas das dificuldades que ele enfrentou, como a inscrição para um curso básico de fotografia, onde ainda é difícil encontrar alguma opção com vagas para pessoas especiais.

Veja o teaser abaixo:

A narrativa continua e nela inserem-se outros personagens desta história, como irmão mais velho, os pais e até o professor de fotografia. A rotina de Mohamed parece perfeita para um garoto da sua idade. No entanto, a família também conta sobre as dificuldades que já passaram juntos.

Ainda bebê, Mohamed foi submetido a uma cirurgia no coração. Um procedimento delicado que ocorreu com sucesso e hoje permite que o garoto comemore todos os anos um segundo aniversário! A família ainda fala sobre a falecida avó, que foi quem trouxe mais fé à família nos primeiros meses de vida de Mohamed. O filme todo é dedicado a ela.

Mas já vou te contar que o final é feliz. E bota feliz nisso! A família é daquelas bem lindas e unidas, uma vez que todo o amor deles transparece em cada momento do filme. E todo esse carinho fez com que Mohamed conseguisse ter um diploma básico de fotografia e tenha realizado exposições no Brasil -e no mundo! Suas fotos já rodaram em lugares como Londres e Nova York.

“Em dezembro de 1997, nasceu Mohamed. Um pequeno guerreiro que, ao chegar, nem imaginava que venceria seu primeiro desafio apenas 4 meses depois de partir do aconchego materno aos braços de todos nós. A história é muito bonita e inspiradora, assim como o seu protagonista; Mas quando decidi que o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) seria um documentário sobre a vida do meu irmãozinho, nascido com síndrome de down e agora iniciando novas jornadas aos 16 anos, notei que não gostaria de apenas quebrar preconceitos, criar arte e abordar o tema. Eu quero dividir cada segundo da experiência com qualquer alguém que se dispuser a me dar atenção e quero mostrar a todos que a limitação pode ser rompida com dedicação e perseverança, conta Dayana na página do filme.

É legal ver também que todo o conteúdo postado por Dayana possui tradução, descrição da imagem, acesso a libras e audiodescrição. Boa garota!!!

dayana

A cineasta Dayana Dalloul

mohamed5

Veja também as abaixo as fotos clicadas por Mohamed Dalloul:

arvore-agua-mohamed

“Coqueiros e Água”

garota-praia-mohamed

“Menina na Praia”

onda-mohamed

“A Onda”

mohamed1

mohamed2

mohamed8

mohamed6

mohamed11

mohamed12

mohamed9

mohamed10

mohamed4

Todas as imagens: Reprodução YouTube e Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.