Janelas velhas se transformam numa linda casa à beira de um lago

A gente não percebe, mas muita coisa que acumulamos ou descartamos pode acabar sendo bem útil para outras pessoas e atividades. Um bom exemplo é o da arquiteta sueca Karin Matz, que teve a ideia de reaproveitar blocos de concretos e dezenas de janelas que iriam para o lixo para construir uma espécie de cabana na orla de um lago.

A “Blocked Mini”, como Karin a chamou, foi feita quando ela estudava arquitetura, com o intuito de ser uma obra sustentável. Tudo foi construído em um cais de madeira e com o piso elevado, que ajuda a proteger a casa de inundações. Na parte interna, há paredes de concreto e um piso escuro. Já o telhado, é feito de metal corrugado (uma chapa metálica de ferro). Tudo isso, contrastando com as paredes, todas feitas de janelas antigas.

Como a construção está instalada atrás da ‘casa oficial’, a Blocked Mini acabou servindo como uma casa de hóspedes, porém, há também uma possibilidade de servir como lazer para Karin e sua família, que podem usufruir de uma cama dobrável, prateleiras embutidas nas próprias cadeiras para fazer refeições e aproveitar toda a iluminação externa que entra pelas paredes transparentes.

janela2c

janela3c

janela4c

janela5c

janela6c

janela8c

janela9c

janelac

Todas as fotos © Karin Matz