Casa flutuante resiste a até 3 metros de enchente

Todos nós sabemos do nosso dever em ajudar a manter a vegetação e outros recursos para evitar o desequilíbrio ecológico e os consequentes desastres naturais. Mas o que a arquitetura tem feito para se adequar às novas realidades ambientais? Conheça agora um projeto resistente à grandes tempestades e até mesmo a enchentes.

Localizada em Buckinghamshire, uma ilha pitoresca às margens do rio Tâmisa, Inglaterra, está a Amphibious House (Casa Anfíbia), projeto assinado pelos arquitetos Richard Coutts e Robert Barker, do escritório Baca Architects.

casa1

A casa de padrões aparentemente convencionais mostra ao que veio quando é atingida pela chuva. Concluído em 2015, o projeto foi aprovado em testes de elevação do nível do rio. Construída em uma base de tubos flexíveis ligados ao solo, a casa flutua por até três metros de altura – sem se deslocar. Seus residentes sequer precisam se preocupar com a mobília e outros bens, eles também não precisam sair de seu lar.

Para seus criadores, a casa pré-fabricada feita com teto de zinco, que conta com três quartos, banheiro, cozinha despensa, escritório, sala de jantar e sala de cinema e entretenimento, significa parte da solução da crise habitacional em Londres, por exemplo, por ser uma alternativa para melhorar as condições de áreas atingidas por enchentes, bem como proporcionar novas experiências em regiões menos habitadas.

casa2

casa3

casa5

casa4

casa6

casa7

casa8

casa10

casa13

casa12

casa9

casa11

Todas as imagens: Divulgação