Cobertura Hypeness: exposição ‘O Mundo de Tim Burton’ abre em SP com retrospectiva de sua carreira

Foi em 2014 quando o público ficou enlouquecido pela primeira vez com essa notícia. Depois de dois anos inteiros de espera e expectativa, eis que a mostra “O Mundo de Tim Burton” desembarca no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Exibindo 500 itens, como fotos, desenhos, rascunhos e os mais variados personagens do cineasta,  a exposição chega pela primeira vez na América Latina e pode ser que você nem queira mais sair do mundo fantasioso e sombrio recriado em terras paulistanas. 

Nascido na Califórnia, Timothy Walter Burton era um adolescente entediado no subúrbio, como tantos outros. Porém, usou seu lado criativo para pintar, desenhar e fazer curtas já muito novo. Em 1976 criou o livro infantil O Gigante Zlig e enviou uma carta a The Walt Disney Company, pedindo para que publicassem a obra. Junto com o documento, os desenhos estão expostos na seção de Projetos Não Realizados, uma das mais bacanas da mostra em SP.

Só para finalizar esta história, em 1979 ele finalmente conseguiu um emprego como estagiário de animação na companhia. Depois disso a carreira deslanchou, mas o MIS reúne algumas de suas propostas interrompidas nos mais diversos estágios, sendo que certos casos chegaram à conclusão, porém, sem os conceitos de Burton na versão final. Nesta sala estão diversos personagens interessantes, como Amor de Verdade, Fábrica de Sonhos e Chapeuzinho Morta, de 1981.

Numa outra sala, podemos observar um maquinário que exibe o conceito de stop-motion, fazendo uso da cabeça do personagem Jack com as mais variadas expressões. Desenhos feitos com pena, tinta, aquarela e caneta hidrográfica se espalham aos montes por todas as seções. “No MIS, agrupamos os itens em salas temáticas: elas estão divididas por sentimentos como medo, humor, felicidade e melancolia, elementos presentes na obra de Tim Burton”, explica André Sturm, diretor executivo e curador geral do MIS.

timburtonsp4
Foto © Brunella Nunes

Outra coisa bacana é conhecer o lado fotógrafo do cineasta, que expõe suas polaroides feitas com uma câmera rara de grande formato, que revela fotos 20 x 24, contendo bastidores de suas produções e outros cenários que permeiam sua vida e carreira. Para ter acesso a estas fotos, você pode escolher descer pela escada ou por um escorregador, que remete instantaneamente à Felicidade, o tema da sala.

Em passagem por São Paulo, o artista comentou sobre as mudanças feitas pelo MIS no formato original da exposição. “Criaram uma casa de diversões bizarra. É a primeira vez que vejo um escorregador dentro da mostra. Agora quero em todas! Foi uma experiência incrível”, ressaltou.

tim-em-sp

Mas, o que seria da mostra de Burton sem a melancolia? Em uma das seções estão reunidos desenhos e poemas do livro “O triste fim do pequeno menino Ostra e outras histórias”, de 1997, além de uma escultura mecanizada do personagem. É ali que se revelam os pensamentos intensamente pessoais do artista, que transparecem em suas fantasias sombrias. Para ele, o intuito maior de reunir seus trabalhos é trazer inspiração. “É estranho ter essa retrospectiva. Me senti um fantasma, parece que morri”, brincou. “Mas a exposição pode inspirar as pessoas a criarem. Mesmo que você não seja artista, fazer arte é importante, concluiu.

4_Felicidade_detalhe_Créditos Letícia Godoy-MIS

6_Melancolia_Créditos Letícia Godoy-MIS

Fotos © Letícia Godoy/MIS

Seus heróis e referências, como Edgar Allan Poe, Godzilla e Alfred Hitchcock, também ganharam salas. Durante sua coletiva de imprensa em São Paulo, Burton falou ainda sobre sua curiosidade em conhecer Zé do Caixão, personagem do qual ele se identifica e já viu alguns filmes. O expressionismo alemão também foi uma grande influência para ele, que incluiu os elementos deste movimento artístico no vídeo “Here with me”, do The Killers, do qual dirigiu. Ao avistar uma tela em branco, não a ignore, pois através de um acrílico se revelam alguns vídeos.

É possível ter acesso ainda a desenhos, storyboards e esculturas de personagens das obras mais conhecidas, como Os fantasmas se divertem (1988), Batman (1989), Edward mãos de tesoura (1990), O estranho mundo de Jack (1993), Marte Ataca! (1996), A fantástica fábrica de chocolate (2005) – onde no painel está uma carta que escreveu a Johnny Depp -, Sweeney Todd (2007), A noiva cadáver (2005), Peixe grande (2003), Alice no País das Maravilhas (2010) e Frankenweenie (2012).

Segundo Jenny He, curadora da mostra, Tim tem “uma criatividade tão involuntária quanto a sua respiração“. O que vemos é a prova real disso, de uma mente que não descansa nunca. São vários gêneros diferentes que saem de uma só cabeça, criativa e genial, da qual podemos mergulhar por alguns minutos. Num container do lado de fora fica uma lojinha da mostra, repleta de maravilhas para comprar.

Tome cuidado ao mergulhar nela, porque você pode sair sem um real no bolso.

timburtonsp8

Foto © Brunella Nunes

1_Painel de influências_Créditos Letícia Godoy-MIS

2_Horror_Créditos Letícia Godoy-MIS

3_Humor_Créditos Letícia Godoy-MIS

4_Felicidade_Créditos Letícia Godoy-MIS

5_Angústia_Créditos Letícia Godoy-MIS

7_Encantamento_Créditos Letícia Godoy-MIS

8_Projetos não realizados_Créditos Letícia Godoy-MIS

Fotos © Letícia Godoy/MIS

TimBurtonSP7

timburtonsp5

timburtonsp3

timburtonsp2

TimBurtonSP11

TimBurtonSP9

Fotos © Brunella Nunes

Cursos e encontro com Tim: Em paralelo à exposição, o MIS oferece cinco cursos sobre o cineasta, que vão de fevereiro a abril. Saiba mais no site oficial do MIS. O curador André Sturm informou que Tim Burton estará no museu no dia 10 de fevereiro para um encontro com fãs sorteados.

O Mundo de Tim Burton @ MIS_SP – De 4 de fevereiro a maio de 2016
Avenida Europa, 158, Jardim Europa – São Paulo
Tel.: (11) 2117.4777

Horário de visitação 11h às 20h (terça a sexta-feira); 9h às 21h (sábados); e 11h às 19h (domingos e

feriados); Terça-feira, entrada gratuita com retirada de senha na Bilheteria do MIS.

Ingressos vendidos aos domingos na bilheteria do MIS, válidos somente para o mesmo dia da compra; ou venda online exclusiva pelo site www.ingressorapido.com.br/timburton

cobertura-selo