Mapa Daqui: sistema de sinalização colaborativa ajuda a aproveitar o melhor das cidades a pé

Andar por aí a pé é uma das maneiras mais interessantes e saudáveis de conhecer as cidades. E foi para ajudar os adeptos do “pedestrismo”, em especial o turístico, que Lucas Neumann criou o projeto de sinalização urbana colaborativa Mapa Daqui.

O projeto, que surgiu como trabalho de conclusão do curso de design da USP no ano, foi inspirado por uma viagem a Londres, em que Lucas teve contato com algumas ações inspiradoras. A iniciativa já foi colocada em prática e quem andar pelas ruas de São Paulo e diversas outras cidades já pode encontrar, em alguns pontos, os cartazes com dicas de bares, cinemas, restaurante e outras atividades disponíveis nas proximidades e onde seja possível chegar andando.

mapa daqui 2

A parte mais legal do projeto é que o Mapa Daqui é totalmente colaborativo. Ou seja, qualquer um pode entrar no site, imprimir o mapa do seu bairro em papel ou PVC (um pouco mais resistente e sai por R$ 25) e colar pelas ruas. Todos – inclusive quem estiver passando pela rua – podem incluir suas dicas e contribuições para que os visitantes aproveitem determinado bairro ou cidade da melhor maneira possível.

A ideia do Mapa Daqui deu tão certo que o sistema já está sendo usado em 15 estados brasileiros. Lacrou Lucas! 🙂

mapa daqui 3

mapa daqui 4

mapa daqui 5

mapa daqui 6

mapa daqui 7

mapa daqui 8

Imagens: Divulgação/ Facebook – Mapa Daqui