Inspiração

Após relato masculino de assédio, mulheres dão ‘aula’ de igualdade de gênero com sarcasmo e bom humor

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Segundo o dicionário, empatia significa a “capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação que ela”. A ausência de empatia muitas vezes move o preconceito, a discriminação, o deboche e a humilhação diante do sofrimento alheio, ao, por exemplo, colocarem a culpa na vítima de um abuso. Outra verdade, porém, é a de que o mundo dá voltas.

Anteontem um aluno do Mackenzie postou, na página Te Vi No Mackenzie, sobre um suposto “manja-rola” que estaria espiando outros alunos – homens – enquanto estes faziam xixi.

MACKENZIE1 MACKENZIE4

O relato termina com dois curiosos hashtags, um em clara alusão ao lema feminista (tão debochado pelos homens) “Meu corpo minhas regras”, e o outro, uma espécie de hashtag-ameaça, um tanto homofóbico.

MACKENZIE2

É evidente que ter alguém lhe espiando enquanto você faz xixi é abusivo e não deve acontecer, seja você homem ou mulher. Mas justamente a falta de empatia histórica com que as mulheres foram sempre tratadas, muitas vezes em relatos muito mais violentos do que esse, fez com que a comédia se tornasse inevitável. E ela veio, como uma chuva de lições de empatia em forma de comentários sarcásticos, inteligentes e saborosos de se ler.

MACKENZIE3

MACKENZIE5 MACKENZIE6 MACKENZIE7

Não faça com o outro o que você não gostaria que fizessem com você, a vingança é um prato que se come frio, um dia é da caça, outro do caçador, os ditos populares que se encaixam nessa história são muitos. O melhor mesmo, no entanto, é simplesmente deixar de olhar somente pro próprio umbigo e se colocar no lugar do outro. Ter empatia, antes de propagar absurdos que ferem quem já está ferido, e que amanhã podem se voltar contra você. O mundo só é bom se for bom pra todo mundo.


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
227 mil metros de linha e 600 frames: os detalhes da animação da BBC para a Copa