Dentista atende vítimas de violência doméstica gratuitamente para que elas recuperem seus sorrisos

Em alguns casos, você nunca ficará sabendo que uma mulher foi vítima de violência doméstica. Em outros, os indícios são inevitáveis e as marcas no corpo são testemunhas dos acontecimentos. Os dentes destas mulheres costumam ser vítimas frequentes dos maus tratos, e eles não se recuperam sozinhos, podendo ser uma lembrança terrível do passado da violência enfrentada.

Para ajudar a melhorar a saúde e a auto-estima destas mulheres, a dentista Tina Meisami criou um projeto que busca resgatar a saúde dentária de vítimas de violência doméstica. E o melhor: sem cobrar nada por isso.

O projeto começou há cinco anos e ganhou o nome de Restoring Smiles. Inicialmente, apenas cinco dentistas estavam envolvidos na iniciativa, que hoje já conta com 18 profissionais. Meisami contou em uma entrevista ao jornal University of Toronto News que entendia a dor destas mulheres e decidiu ajudá-las da maneira que mais sabia: devolvendo o sorriso aos seus rostos.

Hoje, a ideia já ajudou 45 vítimas de violência oferecendo tratamentos que teriam um custo total estimado de US$ 200 mil (cerca de R$ 720 mil). A rede surgiu em Toronto e hoje atua também em outras cidades canadenses, como Ottawa e St. Catharines.

smiles1

smiles2

Fotos: Reprodução Facebook.