Descubra como salgar sua comida sem adicionar sal

O Brasil é um dos países onde o sal, e consequentemente o sódio, é o protagonista dos pratos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são recomendados apenas 5 gramas por dia, mas cada pessoa chega a consumir mais do dobro, 12 gramas. Para fugir de seus malefícios e até do vício, é importante tomar nota de como salgar a sua comida sem adição deste possível vilão.

De acordo com o estudo de See Wan Yan, publicado no Journal of Food Science, dá para reduzir a ingestão de sódio através de um método simples vindo da culinária vietnamita. O molho de peixe, chamado de Namplá, ajuda a preservar a salinidade da comida e a deixa até mesmo mais saborosa. Nisso você elimina de 10% a 25% de sódio e preserva o mesmo tanto de “sal” que usaria antes.

Feita com sal marinho fermentado e anchovas, a mistura é popular no sudeste asiático. Rico em proteínas, extraídas de mariscos, por exemplo, é uma boa alternativa para reduzir o teor de sódio e assim pode evitar problemas como pressão alta, doenças cardiovasculares e complicações nos rins.

Nampla

Uma colher de sopa de sal de mesa tem 6,976 mg de sódio, enquanto uma colher de sopa de Namplá tem 1,413 mg. Outra opção é usar molho de soja ou harissa (uma pasta vermelha feita de pimenta, especiarias, alho e azeite), que tem 740 mg de sódio por colher de sopa e 75 mg de sódio por colher de sopa, respectivamente.

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Harissa

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molho de soja

Salt

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