Este supermercado cultiva os vegetais dentro da própria loja

Já falamos aqui sobre o crescimento das fazendas urbanas e como elas podem oferecer uma alimentação mais sustentável, com alimentos orgânicos oferecidos a preços mais baratos e produzidos localmente. E o supermercado Metro, em Berlim, está levando essa ideia a uma nova escala.

Com a ajuda da empresa Infarm, o supermercado criou uma mini-fazenda vertical em uma de suas lojas, que ocupa apenas alguns poucos metros quadrados. A ideia não é apenas oferecer ingredientes ultra-frescos aos consumidores, mas também inspirar outros ao mostrar que este é um modelo de produção viável que pode ser aplicado em diferentes locais.

infarm1

Para atingir o máximo de eficiência na produção de alimentos, que crescem sem adição de agrotóxicos, os criadores do projeto aproveitaram todos os espaços da estufa, evitando desperdício de espaço e energia. O projeto também utiliza menos água que em plantações normais, além de não requerer transporte, já que os alimentos crescem na própria loja.

A iniciativa foi estrategicamente lançada em um supermercado bastante frequentado por chefs de cozinha. Com isso, eles podem utilizar um aplicativo para comprar vegetais ou ervas especiais que não são fáceis de encontrar em outra parte. Outro benefício, segundo os criadores, é que os chefs poderão finalmente conhecer todos os estágios de crescimento das plantas utilizadas por eles na elaboração de pratos, o que não era possível para a maioria daqueles que haviam vivido sempre em ambientes urbanos.

infarm2

infarm7

infarm6

infarm5

infarm4

infarm3

O vídeo abaixo conta mais sobre a iniciativa (em inglês):

Todas as fotos © Merav Maroody